Topo

App


Eleições 2020: como seguir a apuração com dados do TSE em tempo real

TSE
Imagem: TSE

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

29/11/2020 04h00

Se você é daqueles eleitores que fica ansioso para saber como está a apuração dos votos do seu candidato, saiba que o UOL terá apuração em tempo real dos resultados do segundo turno das eleições 2020, em todas as cidades do país, a partir de dados oficiais do TSE. Acompanhe a apuração das eleições no UOL.

Além disso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem um aplicativo que permite o acompanhamento da apuração dos votos em tempo real. O app "Resultados", feito pelo TSE, é uma versão atualizada do "Apuração 2014" e tem sido usado desde as Eleições 2018.

Com ele, o eleitor consegue conferir os candidatos eleitos, conhecer os candidatos que concorreram no 1º e 2º turnos, favoritar candidatos de sua preferência (apenas antes do início da apuração), ver detalhes da totalização e comparar porcentagens e números.

Os resultados começam a ser divulgados assim que as informações forem coletadas, logo após às 17h do horário local, com exceção de eleições de cunho nacional, como a de presidente, que começam somente às 19h, o que não é o caso deste ano. De acordo com o TSE, atualizações irão ocorrer em um intervalo de dez minutos.

Para usar o app, faça o download gratuito na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

Ao abrir o app toque em "Próximo" e "Entendi" para pular as informações e, por fim, em "Li e aceito".

Caso você não tenha permitido o acesso à sua localização, terá que fazer isso manualmente. Para isso, toque em "Escolher local" no lado direito de "Brasil".

Selecione seu estado e município e toque em "Confirmar".

Pronto, nesta tela você terá acesso ao votos e percentual dos Prefeitos de sua cidade. Caso queira verificar os vereadores, deslize a tela para baixo e toque em "Vereador".

Para ver mais detalhes sobre o candidato desejado, basta:

  • Tocar no nome dele

Tocar em "Ver mais detalhes".

Para acompanhar a apuração de votos em geral, como eleitorado, eleitorado apurado, percentual de votos, basta entrar na aba "Totalização".