Topo

Vídeo raro mostra cápsula da SpaceX se aproximando da Estação Espacial

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

19/11/2020 11h41

Sem tempo, irmão

  • Vídeo mostra Crew Dragon se aproximando da ISS
  • A cena foi vista no céu de uma cidade nos EUA
  • A Estação Espacial Internacional agora tem sete moradores

Dá para acreditar que sete pessoas "voaram" dentro de duas "estrelas" em movimento nos últimos dias? Um vídeo conseguiu capturar um momento raro em termos de missão espacial: a cápsula Crew Dragon, com quatro astronautas, se aproximando da Estação Espacial Internacional (ISS), que já tinha três moradores.

As incríveis imagens foram registradas na noite de segunda-feira, 16, no Texas, Estados Unidos. A missão Crew 1, parceria da Nasa com a SpaceX, estava orbitando a Terra em "perseguição" à ISS, na qual se conectou por volta de 1h da manhã. Um momento histórico para a nova era da exploração espacial.

O autor do vídeo é o astrônomo amador Will, conhecido como "Deep Sky Dude". Segundo ele, não foi usado nenhum telescópio ou rastreador astronômico, apenas uma câmera profissional (Sony A7SII) e um tripé de 70 dólares.

A cápsula, apelidada de "Resiliência" pelos tripulantes, decolou com um foguete Falcon 9, também da SpaceX, às 21h27 do domingo (15), a partir do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, Flórida (EUA).

Ela transportou os astronautas Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, da Nasa, e Soichi Noguchi, da Jaxa (Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa). Na Estação Espacial, eles eram aguardados pela norte-americana Kate Rubins e pelos russos Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkovo, da Roscosmos, que estavam lá desde 14 de outubro.

Os sete devem ficar na ISS por seis meses.