Topo

Drones lançam bolas de fogo para conter incêndio nos EUA, e sim faz sentido

Incêndio na Califórnia em 6 de setembro - Kent Nishimura/Los Angeles Times via Getty Imag
Incêndio na Califórnia em 6 de setembro Imagem: Kent Nishimura/Los Angeles Times via Getty Imag

Luiza Rubio

Colaboração para Tilt

18/11/2020 04h00

Com incêndios na Costa Oeste dos Estados Unidos mais severos a cada ano, o Corpo de Bombeiros passou a contar com novos ajudantes contra as queimadas: os drones. E não só para possibilitar uma melhor visibilidade das áreas de risco. Os dispositivos também estão lançando bolas incendiárias como forma de conter o avanço do fogo.

Do tamanho de bolas de pingue-pongue, os "Ovos de Dragão" — como são chamados — são esferas que contêm permanganato de potássio. Logo que são lançados pelos drones são ativados com uma injeção anticongelante, e a reação química provocada inflama as esferas assim que elas tocam o chão, provocando os incêndios controlados.

As queimas de expansão são uma técnica para controle de incêndios que provoca fogo em pequenas e estratégicas faixas de terreno para eliminar a vegetação, que é combustível para os focos. Dessa forma, quando as chamas se aproximam da faixa queimada, não há mais combustível ali, assim contendo o incêndio.

Drone para apagar incêndios  - Drone Amplified/Divulgação - Drone Amplified/Divulgação
Acessório que comporta até 450 ovos de dragão é utilizado nos drones
Imagem: Drone Amplified/Divulgação

A tecnologia em questão é um acessório desenvolvido pela Drone Amplified e que pode ser conectado a um drone profissional.

Com ele, um único drone pode liberar aproximadamente 450 desses dispositivos em menos de quatro minutos.

Com incêndios maiores e mais difíceis de controlar, a demanda pelos drones foi às alturas. Em entrevista ao National Geographic, Joe Suarez, especialista do setor no National Park Service, disse que as solicitações tiveram um aumento considerável, e não há pilotos ou equipamentos para atender toda a demanda.

Os Ovos de Dragão já são usados há anos no combate a incêndios selvagens, porém, a inovação de lançá-las com o auxílio de drones é a grande diferença do seu uso em 2020, possibilitando maior alcance e segurança às operações.

Ainda de acordo com a reportagem do NatGeo, são quase 30 pilotos e duas dúzias de drones voando pelo leste do país. "Um bônus é que podemos comandar operações noturnas e trabalhar em áreas de fumaça, porque se um drone cair, ninguém morre", disse Simon Weibel, bombeiro que trabalha na empresa Drone Amplified.