Topo

WhatsApp: foto autodestrutiva, mute eterno e mais novidades que vem por aí

Já pode comemorar, as mudanças que vem são muito aguardadas - FG Trade/Getty Images
Já pode comemorar, as mudanças que vem são muito aguardadas Imagem: FG Trade/Getty Images

Mirthyani Bezerra

Colaboração para Tilt

10/11/2020 04h00

Já imaginou que sonho seria se aquele GIF de bom dia que a sua tia manda todos os dias no grupo da família se autodestruísse em alguns segundos ao chegar para você pelo WhatsApp? Ao que tudo indica falta pouco para que esse sonho se torne realidade. É que depois de testar para Android um recurso em que fotos, vídeos e GIFs tem um tempo de exibição limitado, agora chegou a vez do iOS.

O WABetaInfo — que costuma antecipar novidades do aplicativo— já havia dado detalhes sobre uma nova função que está sendo testada no programa Beta do app para Android e para iOS. O funcionamento é semelhante ao que ocorre no Snapchat, Telegram e até nas mensagens privadas do Instagram.

Quando o recurso estiver disponível, em uma atualização futura, um novo botão será adicionado à interface da mídia que estamos prestes a enviar. Assim, ao enviar uma foto, por exemplo, ele fica disponível por alguns segundos para o destinatário e desaparece após ser visualizada.

Não há data para o lançamento do recurso, porque ele ainda está em desenvolvimento e é experimental.

Silenciar para sempre

O WABetaInfo também divulgou que o WhatsApp está testando o recurso para silenciar uma conversar para sempre, em vez dos intervalos de "um dia", "uma semana" e um ano disponíveis hoje — quem tem versão beta já consegue usar. Agora chegou para os que tem smartphones com o sistema iOS.

Outras novidades

O app também está trabalhando para aprimorar o aplicativo no novo iOS 14 e, além da correção de alguns bugs, vai aumentar a sua barra de pesquisa.

No WhatsApp para empresas agora há um único botão de chamada: quando tocado, o usuário pode escolher o tipo de chamada. Se a empresa configurou um catálogo, um atalho será adicionado na barra de navegação.

Essas modificações estão disponíveis para testadores beta e ainda não há previsão de quando elas vão chegar para todo mundo.