Topo

Sem piedade: youtubers jogam iPhones 12 na calçada para testar resistência

Renata Baptista

De Tilt, em Recife

27/10/2020 10h16

Melhorar a resistência dos iPhones tem sido um pedido constante entre os usuários. As esperanças deles se renovaram após a Apple anunciar uma nova tecnologia para o vidro frontal na linha iPhone 12, lançada neste mês. Nos últimos dias, alguns canais do YouTube testaram a resistência dos aparelhos e parece que as notícias são bastante animadoras.

As telas dos novos iPhones receberam uma nova proteção chamada "ceramic shield", que envolve a aplicação de cristais de nanocerâmica no vidro para dar uma resistência até quatro vezes maior em quedas, sem afetar a visibilidade ou o toque.

O canal PhoneBuff realizou teste de queda com os iPhones 12 e 12 Pro, onde cada um deles foi derrubado mais de dez vezes no chão em diferentes ângulos. No primeiro teste, o vidro traseiro do iPhone 12 ficou espatifado, mas o da frente se manteve intacto. O iPhone 12 Pro, que tem o mesmo vidro traseiro, sobreviveu à queda sem grandes prejuízos.

Após o teste das laterais —com os aparelhos sendo arremessados de quina ao chão— o iPhone 12 Pro, com acabamento em aço inoxidável, ficou com mais marcas do que o 12 comum, que usa alumínio. A tela frontal dos dois aparelhos saiu sem grandes prejuízos do teste, que promoveu dez quedas em diversos tipos de superfícies, como concreto e aço, de alturas que variavam de um metro a 1,45 m. O funcionamento dos celulares também não foi comprometido.

Nos testes da Allstate Protection Plans, uma queda de pouco menos que dois metros de altura em uma calçada provocou pequenas rachaduras e arranhões nas bordas do iPhone 12, enquanto o iPhone 12 Pro apresentou uma rachadura na parte inferior. No teste do vidro traseiro, o modelo básico "sobreviveu" à queda, mas no modelo Pro a parte traseira quebrou na área do conjunto de câmeras. A queda lateral provocou arranhões nos dois modelos, que continuaram funcionando.

O canal EverythingApplePro EAP também realizou testes a uma altura de aproximadamente três metros. Os dois modelos testados não apresentaram nenhum dano visível à tela, mas a traseira de vidro do aparelho apresentou trincos, chegando a soltar cacos, o que pode comprometer a segurança do usuário.