Topo

O que é a expressão "bomboclaat" que as pessoas tanto amam no Twitter?

Imagem: Alan Carrera/ Pixabay

Raphael Evangelista

Colaboração para Tilt

25/10/2020 04h00Atualizada em 27/10/2020 11h32

Vira e mexe surge no Twitter alguma expressão nova que vira meme e cai no gosto popular. Muita gente acaba aderindo as modas mesmo sem saber direito do que se trata e acaba pegando. Tem umas, no entanto, que parecem outro idioma, e o seu uso deixa muita gente confuso.

Um exemplo é a a "Sco Pa Tu Manaa", uma gíria de origem havaiana que significa "o que isso te lembra?", que acompanhada de uma imagem aleatória. Outra expressão que tem bombado é "bomboclaat", que pouca gente sabe a pronúncia correta e o que significa exatamente.

Quem começou com isso e foi o primeiro a postar esse termo foi esse rapaz da Jamaica:

Tá legal, mas e o que quer dizer? "Bomboclaat" é um termo de origem jamaicana, que ganhou conotação de expressar surpresa e/ou descontentamento com algo inesperado, como bem explica esse vídeo com situações reais onde a expressão é utilizada (em inglês):

Alguns sites de dicionários dizem que na verdade é uma derivação de "bumbaclot", que seria "uma gíria jamaicana equivalente a 'babaca' ou 'filho da p*', muitas vezes usada como uma interjeição para expressar desgosto ou consternação". Outro possível significado viria das variações Bloodclaat ("blood cloth", ou roupa de sangue) e ras clot ("butt cloth", roupa de bumbum), referente a absorventes menstruais ou papel higiênico, e seria usado como um insulto.

Grosseria à parte, quando a palavra "bomboclaat" é aplicada no Twitter entre brasileiros, é com o significado "crie uma legenda para essa foto". Ou seja, alguém pega alguma imagem bem aleatória e pede uma ajudinha para os amigos com uma simples (e confusa) palavra.

Agora que você já sabe o que significa, é mais fácil de entender (pelo menos um pouquinho) o que significa, né?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O que é a expressão "bomboclaat" que as pessoas tanto amam no Twitter? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Redes sociais