Topo

Ventoinhas: o que é e para que serve o cooler do computador?

Cooler para computador ajudar a dissipar o calor da máquina - vav63/iStockphoto
Cooler para computador ajudar a dissipar o calor da máquina Imagem: vav63/iStockphoto

Cintia Baiao

De Tilt, em São Paulo

04/10/2020 04h00

De tanto trabalhar para colocar os seus documentos rodando no computador, mantê-lo navegando pela internet ao mesmo tempo em que você ouve uma música no Spotify ou assiste a um vídeo no YouTube, o processador da sua máquina cansa — e também esquenta. Se o PC estiver com um programa de edição de vídeo em uso, ou um jogo mais pesado, então, o calor fica ainda maior.

É aí que entra o cooler. Uma espécie de ventiladorzinho que tem a função de reduzir o calor gerado pelos componentes da máquina, principalmente o produzido pelo próprio processador. Ou seja, é o responsável por "refrescar o computador".

Em notebooks, o sistema de refrigeração nem sempre dá conta do trabalho. Por conta do reduzido espaço reservado ao cooler e a obstrução da passagem de ar, tão comum quando usamos o portátil sobre o colo ou na cama, é fácil notar que a máquina esquenta rapidamente.

Uma dica para ajudar a refrescar seu notebook de uma maneira bastante simples é adicionar um novo cooler a parte —alguns funcionam por cabo USB, então é só plugar e usar. Colocar um suporte com refrigeração extra é indicado para quem percebe que a parte inferior da máquina esquenta rapidamente. Quanto mais deixamos o notebook ventilado, maior a sua vida útil e melhor o seu desempenho.

Também existem acessórios mais poderosos para a refrigeração de computadores e notebooks que realizam tarefas que exigem um processamento mais pesado — e geram mais calor, consequentemente. Trata-se do cooler líquido, que faz com que o resfriamento ocorra com a transferência de calor da máquina para o líquido presente numa tubulação. Este diminui a temperatura dissipando o calor.