PUBLICIDADE
Topo

Enfim! Usuários do WhatsApp beta podem silenciar chats e grupos para sempre

iStock/Getty
Imagem: iStock/Getty

Rodrigo Trindade

De Tilt, em São Paulo

01/10/2020 13h44

Aquela prática de virou um ano, hora de colocar aquele grupo no WhatsApp no silencioso por mais 356 dias, está para acabar. Um número maior de usuários do programa beta do aplicativo de mensagens começou a receber nesta semana a função "Silenciar notificações para sempre" — Tilt já conseguiu acessá-la.

O recurso chegou na versão 2.20.201.10 do app, disponível para quem participa do programa de testes do WhatsApp. Conforme reportou o WABetaInfo, site especializado antecipar as ferramentas que são implementadas no aplicativo, a chave para desligar as notificações de um contato ou grupo em definitivo substituem a opção de silenciá-las por um ano.

As outras velhas alternativas — desligar notificações por oito horas ou uma semana — permanecem disponíveis. O acesso ao novo recurso tem sido expandido desde o final de julho, quando noticiamos o assunto pela primeira vez.

Função "silenciar para sempre" do WhatsApp - WABetaInfo/Reprodução - WABetaInfo/Reprodução
Função "silenciar para sempre" do WhatsApp
Imagem: WABetaInfo/Reprodução

Além desta novidade, o app também passou a ocultar os botões de chamada em áudio e vídeo para contas verificadas do WhatsApp Business. Desta forma, apenas o chat fica disponível, impedindo que você ligue para uma empresa de forma prática. Ao clicar no ícone de perfil do usuário verificado, os botões voltam a aparecer.

Botões de ligação para contas Business verificadas sumiram - WABetaInfo/Reprodução - WABetaInfo/Reprodução
Botões de ligação para contas Business verificadas sumiram
Imagem: WABetaInfo/Reprodução

Outra mudança diz respeito ao menu "Uso de armazenamento", que ganhou uma mudança de visual. Em vez de uma simples listagem com todas suas conversas e quanto cada uma delas estão ocupando na memória, o WhatsApp mostra uma barra que mostra o quanto o aplicativo ocupa de memória no celular, em contraste com outros conteúdos.

Nova ferramenta de gestão de armazenamento do WhatsApp - WABetaInfo/Reprodução - WABetaInfo/Reprodução
Nova ferramenta de gestão de armazenamento do WhatsApp
Imagem: WABetaInfo/Reprodução

Além disso, o app também apresenta um botão de sugestão de limpeza, indicando "arquivos desnecessários" que você pode apagar para liberar espaço.

As novidades ainda não estão disponíveis para todos os usuários de celulares Android, mas você pode esperá-las para um futuro próximo.