Topo

Estas são as imagens mais incríveis de Júpiter que você verá hoje

Imagem tirada pela sonda Juno e processada por um engenheiro de software - Kevin Gill
Imagem tirada pela sonda Juno e processada por um engenheiro de software Imagem: Kevin Gill

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

27/09/2020 14h37Atualizada em 27/09/2020 14h45

Júpiter é um planeta gigante gasoso que atrai pelo seu mistério. Ele é quarto objeto mais brilhante do nosso Sistema Solar, atrás do Sol, da Lua e de Vênus. Graças à sonda Juno, que orbita o corpo celeste desde 2016, imagens incríveis têm sido processadas.

O engenheiro de software Kevin M. Gill, que trabalha com análise de dados climáticos e imagens planetárias, decidiu reunir algumas delas em um perfil no Instagram, que hoje soma mais de 22,5 mil seguidores.

O fascínio pelo planeta não é em vão. Cientistas acreditam que Júpiter moldou o resto de todo o nosso Sistema Solar devido ao enorme campo gravitacional que possui. Por isso, ele funciona como uma janela para o passado.

Confira algumas das mais belas imagens de Júpiter:

Mais imagens do engenheiro podem ser vistas aqui.

Características de Júpiter

Júpiter é um planeta gasoso e marcado por seus anéis. Ele possui uma massa 318 vezes maior do que a da Terra. Considerando o seu diâmetro, ele é 11 vezes maior.

A sua temperatura média é de 108ºC negativos. Ele leva 9h e 55 minutos para completar o seu período de rotação.

Em fevereiro deste ano, pesquisadores divulgaram ter encontrado uma grande quantidade de água no planeta, três vezes mais do que a porcentagem encontrada para o Sol.

Sonda Juno

A sonda Juno foi lançada para o espaço em 2011. Cinco anos depois ela entrou em órbita de Júpiter. Ela possui uma câmera (JunoCam) que tem capturado detalhes do planeta gasoso.

Os sobrevoos da sonda por lá acontecem aproximadamente a cada 53 dias. Ela deve manter o seu trabalho julho do ano que vem.

Qualquer pessoa pode baixar as imagens capturadas pela Juno, em altíssima resolução, no site da missão, e editá-las.