Topo

Autodestrutivo: WhatsApp testa envio de foto e vídeo que se apagam sozinhos

iStock/Getty
Imagem: iStock/Getty

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

26/09/2020 14h31Atualizada em 26/09/2020 15h06

O WhatsApp continua investindo em testes de um recurso de envio de fotos, vídeos e GIFs com tempo limitado de exibição, segundo o site WaBetaInfo, que costuma antecipar novidades do aplicativo.

Nesta semana, o site divulgou detalhes de uma função chamada "Expiring Media". O funcionamento é semelhante ao que ocorre no Snapchat e Telegram, onde as mensagens ficam disponíveis por alguns segundos para o destinatário.

Como funciona

A função prevê que a pessoa que receber um arquivo de mídia só terá acesso a ele apenas uma vez. A mensagem contendo foto, vídeo ou GIF irá se autodestruir.

Assim que o destinatário selecionar o arquivo para abrir, uma notificação surge na tela destacando que ele irá desaparecer.

WhatsApp - mensagens autodestrutivas, que se apagam sozinhas após o destinatário visualizar - Reprodução/WaBetaInfo - Reprodução/WaBetaInfo
Após visualizar o arquivo, um alerta de que o conteúdo expirou é exibido
Imagem: Reprodução/WaBetaInfo

Ainda não há prazo para ele aparecer oficialmente no WhatsApp, mas é algo que o aplicativo está trabalhando, informou o WaBetaInfo.

No ano passado, testes de uma função parecida já haviam sido descobertos. A diferença é que o recurso permitia configurar se uma mensagem ficaria disponível para o destinatário por um tempo limitado, como cinco segundos, uma hora, um dia.

Outras novidades em testes

Essa é só mais uma das funções em testes do aplicativo que surgiram neste mês. Ao menos quatro possíveis recursos foram descobertos:

  • Modo Férias: vai permitir que o usuário arquive conversas e não as visualize mais, mesmo que novas mensagens sejam trocadas entre os usuários. Isso vai valer para grupos e conversas individuais, e poderá ser configurado.
  • Reprodução/WABetaInfo (750x1)
  • Edição de imagens: vai facilitar o alinhamento de elementos como texto, figurinhas e emojis, por exemplo, a uma foto. Linhas serão exibidas para guiar até você escolher o formato que deseja.
  • WhatsApp mais colorido: o recurso é chamado de "Doodle" do WhatsApp. Ao ativá-lo, o mensageiro projetará um fundo de tela pré-definido com cores, vários rabiscos e/ou desenhos discretos.
  • Catálogo de negócios e ligação: voltada para negócios, o WhatsApp Business planeja adicionar um botão de catálogo que leve para os itens vendidos por determinada conta comercial no mensageiro. Esse ícone será colocado na barra superior do aplicativo, ao lado do botão de fazer ligações.