Topo

Eram OVNIs? Cosmonauta resolve mistério de luzes que passaram pela ISS

Os satélites que atravessaram vídeo feito pelo cosmonauta Ivan Vagner na ISS - Reprodução/Twitter
Os satélites que atravessaram vídeo feito pelo cosmonauta Ivan Vagner na ISS Imagem: Reprodução/Twitter

De Tilt, em São Paulo

25/09/2020 10h05Atualizada em 27/09/2020 09h38

O cosmonauta Ivan Vagner voltou a postar no Twitter um vídeo gravado da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) mostrando cinco luzes cruzando a paisagem estrelada do espaço em uma "formação" exata demais para ser coincidência.

O russo tranquilizou os seguidores, no entanto, dizendo que o mistério estava resolvido: "São satélites, e temos cada vez mais deles em órbita. Logo o céu estará lotado de naves espaciais!".

Em agosto, Vagner havia postado o primeiro registro das luzes misteriosas, deixando os internautas instigados com as possibilidades: "Meteoros, satélites, ou...", provocou na ocasião.

Vagner explicou que estava fazendo uma gravação quando a ISS passava pela Antártida e notou os "convidados espaciais" em seu vídeo só depois de assisti-lo— a emoção deve ter sido tanta que Vagner até se confundiu ao escrever "aurora boreal" em seu tuíte. No polo sul o nome correto é aurora austral.

O cosmonauta completou a postagem dizendo que enviou o vídeo para a análise de especialistas na Terra. Vagner está na ISS desde abril deste ano.