PUBLICIDADE
Topo

Como achar os valores máximo, mínimo e médio em uma tabela de Excel

Facilite a vida aprendendo a fazer tabelas inteligentes no Excel - Getty Images
Facilite a vida aprendendo a fazer tabelas inteligentes no Excel Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

23/09/2020 04h00Atualizada em 27/09/2020 18h58

Dúvida do internauta: muitas pessoas procuram Tilt para descobrir como encontrar valores específicos e a média de resultados dentro de uma tabela. Para fazer isso, é preciso usar as fórmulas de maior, menor, máximo, mínimo e média do Excel.

Para baixar a tabela pronta clique aqui.

Veja abaixo como fazer:

1. Para encontrar a célula com o maior valor entre todas em uma tabela, insira a fórmula =MÁXIMO(célula inicial:célula final). Por exemplo: =MÁXIMO(B2:B13).

2. Se quiser, por exemplo, encontrar o segundo maior valor na tabela, utilize a fórmula =MAIOR(célula inicial:célula final;2). Se desejar encontrar a terceira, troque o 2 por 3 e assim por diante. Fica assim =MAIOR(B2:B13;2).

3. Neste exemplo, o objetivo é encontrar a sétima maior nota. Para isso, apenas troque o 2 da fórmula explicada na foto anterior por um 7. No exemplo, ficou assim =MAIOR(B2:B13;7)

4. Agora, a ideia é procurar a menor nota entre todas utilizando a fórmula de mínimo. É semelhante à fórmula de máximo, bastando trocar a palavra máximo por mín. Fica assim: =MÍN(B2:B13)

5. Para calcular a segunda, terceira, quinta ou qualquer outro valor menor, utilize a fórmula =MENOR(célula inicial:célula final;classificação desejada). Para encontrar a quinta menor nota, você deve usar =MENOR(B2:B13;5)

6. A fórmula de média serve para calcular o valor médio das células selecionadas. Para fazer isso, siga o exemplo: =MÉDIA(B2:B13). Considere que, no exemplo, B2 é a célula inicial e B13, a final

Excel tem planilhas semiprontas para orçamentos, relatórios e planejamentos