Topo

Estação Espacial Internacional faz manobra para "driblar" fragmento de lixo

Estação Espacial Internacional precisou alterar órbita para evitar um fragmento de lixo - Reprodução/Instagram
Estação Espacial Internacional precisou alterar órbita para evitar um fragmento de lixo Imagem: Reprodução/Instagram

De Tilt, em São Paulo

22/09/2020 22h04

A Estação Espacial Internacional (ISS) informou hoje à noite que foi obrigada a fazer uma manobra para desviar de um pedaço de lixo espacial. Segundo a ISS, as atividades da tripulação já foram retomadas normalmente.

"A Estação Espacial Internacional impulsionou sua órbita fora do caminho de um fragmento desconhecido de lixo espacial, depois que uma nave de reabastecimento ancorada ligou os motores, às 17h19 EDT [18h19, horário de Brasília]. A tripulação já retomou as atividades normais."

Semana passada, uma produtora dos Estados Unidos anunciou um reality show baseado na busca por um competidor amante do espaço que ganhará carona para a Estação Espacial Internacional, após a Nasa abrir espaço para representantes do entretenimento e anunciantes.

A Space Hero LLC negocia com a Axiom Space, do Texas, que adquire e organiza viagens privadas para o espaço, para reservar um assento para "um competidor digno" em 2023 a bordo de uma cápsula espacial privada.

Nenhuma emissora de TV ou data de transmissão foi acertada ainda para o programa batizado provisoriamente de "Space Hero".

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado no título e na matéria, a Estação Espacial Internacional mudou a órbita, e não a rota. A informação foi corrigida.