Topo

Propulsor de foguete cai e quase atinge escola na China; veja vídeo

Videos mostram queda de propulsor de foguete na China - Reprodução
Videos mostram queda de propulsor de foguete na China Imagem: Reprodução

Thiago Varella

Colaboração para Tilt

09/09/2020 18h08

O propulsor de primeiro estágio de um foguete chinês quase atingiu uma escola quando caiu em terra firme, na última segunda-feira (7), segundo um vídeo postado por uma testemunha. Os chineses lançaram com sucesso o foguete Long March 4B de seu centro espacial de lançamentos Taiyuan, em Gaoyao, na província de Shaanxi, ao norte do país.

O foguete transportou o satélite de observação Gaofen 11 (02), capaz de enviar para a Terra imagens em alta resolução.

Segundo o site Space, o governo chinês disponibilizou poucas informações sobre o lançamento. No entanto, um vídeo amador postado na Weibo, a principal rede social da China, mostrou que o propulsor de primeiro estágio do foguete, que é descartado pouco tempo após o início do lançamento, caiu e explodiu em uma nuvem de fumaça laranja.

Nas imagens, um pedaço do propulsor foi encontrado perto do pátio de uma escola. É possível, inclusive, ouvir vozes de crianças no vídeo.

Esse propulsor utiliza uma mistura de hidrazina e tetróxido de nitrogênio como propelente. Essas substâncias podem trazer sérios efeitos para a saúde humana.

O lançamento do Long March 4B foi o 25º feito pela China apenas neste ano. De todas essas missões, apenas três falharam. No total, até o fim do ano, o país deve lançar cerca de 40 foguetes para o espaço.

Acidentes já ocorreram no passado

No fim do ano passado, o propulso de primeiro estágio do foguete Long March 3B caiu sobre uma vila em Xichiang, no centro-sul do país. Um vídeo também postado na Weibo mostrou que algumas casas foram destruídas.

Em 1996, partes do foguete Long March 3B também caíram sobre uma vila em Xichiang matando seis pessoas, de acordo com o governo chinês.