Topo

Quantos anos você tem? Calculadora estima a sua idade em outros planetas

Calculadora virtual foi desenvolvida pelo Museu Exploratorium - Reprodução
Calculadora virtual foi desenvolvida pelo Museu Exploratorium Imagem: Reprodução

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

03/09/2020 15h58Atualizada em 18/11/2021 12h50

Você se acha velho? Sente que o tempo passa muito rápido? Pois saiba que você seria muito mais velho se morasse em Mercúrio ou Vênus. Mas se você acha que os dias estão passando muito devagar (não é, 2020?), talvez você devesse tentar se mudar para Júpiter ou Saturno, onde seria apenas um "bebê".

Foi pensando nessa variação que o museu virtual Exploratorium desenvolveu uma calculadora virtual que mostra a nossa idade em outros planetas do Sistema Solar. Para saber quantos anos você teria se vivesse em outros mundos, basta colocar sua data de nascimento. A calculadora está disponível neste site.

O cálculo não é tão difícil de ser feito. Um ano terrestre é baseado no movimento de translação, ou seja, o tempo que nosso planeta demora para dar uma volta em torno do sol.

"Todos nós aprendemos na escola primária que os planetas se movem em ritmos diferentes ao redor do Sol. Enquanto a Terra leva 365 dias para fazer um circuito, o planeta mais próximo, Mercúrio, leva apenas 88 dias", diz o site.

Assim, uma pessoa com 32 anos na Terra, teria 136 anos em Mercúrio e 53 anos em Vênus. Já nos planetas mais distantes do Sol, como Júpiter e Saturno, a idade seria de dois e de um ano, respectivamente.

Outra diferença está relacionada ao número de dias. Isso porque não existem regras para o movimento de rotação dos planetas. Tudo depende de quanto "giro" havia no material original que serviu para formar cada um. O gigante Júpiter gira bastante, girando uma vez em seu eixo a cada dez horas, enquanto Vênus leva 243 dias para girar uma vez.

Por que é diferente?

O museu virtual Exploratorium traz em sua página a explicação para a variação. A gravidade é a principal responsável pela diferença, pois a força gravitacional do Sol é sentida com mais força pelos planetas mais próximos.

Além disso, a massa do planeta em questão faz diferença. Ou seja, quanto mais pesado ele for, mais forte será sua atração. Assim, quando dobramos a massa, dobramos também a gravidade.

"Por outro lado, quanto mais longe o planeta está do Sol, mais fraca é a atração entre os dois. A força enfraquece rapidamente. Se você dobrar a distância, a força será de um quarto. Se você triplicar a separação, a força cai para um nono", diz o Exploratorium.

Confira quanto tempo dura um ano em cada planeta (em comparação ao ano terrestre):

  • Mercúrio - 87,97 dias
  • Vênus - 224,7 dias
  • Terra - 365,26 dias
  • Marte - 1,88 ano
  • Júpiter - 11,86 anos
  • Saturno - 29,46 anos
  • Urano - 84,01 anos
  • Netuno - 164,79 anos
  • Plutão (ex-nono planeta do Sistema Solar, hoje um planeta anão) - 248,59 anos