Topo

Quem é Selene Delgado López e por que ela é "amiga" de geral no Facebook?

Afinal, por que Selene Delgado Lopez é "amiga" de todos no Facebook? Imagem: Reprodução

Camila Corsini

Colaboração para Tilt

02/09/2020 18h33

Desde a última segunda-feira (31), um nome chama a atenção dos usuários do Facebook: Selene Delgado López. A mulher, que teria desaparecido misteriosamente nos anos 1990, seria "amiga" de quase todos os usuários da rede social —mesmo ninguém lembrando de adicionar ou aceitar alguma solicitação dela.

A amizade é apenas um susto. O que acontece é que o perfil de Selene é configurado apenas para receber mensagens, o que pode causar a impressão falsa de conexão pelos usuários que acessam sua página, já que o botão "Adicionar" (contato) não aparece.

Mesmo assim, alguns internautas ainda afirmam que o caso é estranho porque o nome consta em suas listas de amigos. O perfil foi atualizado pela última vez no fim de abril deste ano, quando a foto principal e de capa foram alteradas.

Imagem: Reprodução

Segundo o jornal ABC, do México, o assunto tem movimentado o país porque Selene Delgado López teria vivido por lá. De acordo com o perfil, ela estudou no Instituto Independência e mora em León —apesar de ser natural de Zamora de Hidalgo. Entre os anos de 1990 e 2000, uma emissora de televisão teria narrado fichas informativas em sua programação para tentar agilizar sua busca e seu nome apareceu bastante entre os comerciais. Na época, segundo histórias contadas, Selene já era procurada pela família há oito anos.

Toda essa história fez Selene se tornar, em muitas casas, um fantasma social: nunca informaram se a mulher foi localizada e há dúvidas também se ela, de fato, existiu.

Ainda de acordo com a ABC, foi descoberto após muito tempo que os dados fornecidos sobre ela eram falsos —assim como registros de sua existência e de familiares. Com isso, muitos afirmam que Selene Delgado López foi apenas um experimento de mídia. Um fato que chama a atenção é a URL do perfil: https://www.facebook.com/luis.atilano.3557440 — mas a identidade de Luis também é um mistério.

Procurado, o Facebook não se posicionou porque "faltam informações" para comprovar se a mulher existe ou que é amiga de alguém na rede. Mas a plataforma fornece uma opção de configuração que não permite o envio de solicitação de amizade por qualquer usuário.

Para ligar essa função, é necessário acessar as configurações do Facebook pelo computador ou pelo aplicativo. O caminho é o mesmo em ambos: Conta > Configuração e privacidade > Configurações > Como as pessoas encontram você e entram em contato > Quem pode lhe enviar solicitações de amizade?. Depois, é necessário mudar a opção de "Todos" para "Amigos de amigos".

Na teoria, todos os contatos que procurarem o perfil e não tiverem amigos em comum não terão a opção de adicionar. É provável que isso aconteça com o perfil de Selene, já que ela oculta quem são seus amigos na rede.

Na prática, restringir os pedidos de amizade não é tão simples como parece. A reportagem repetiu os passos de configuração e ligou a função, mas não funcionou para todo mundo: algumas pessoas, mesmo sem amigos em comum, ainda conseguiam visualizar o botão de adicionar o perfil como amigo. Segundo Tilt apurou, fatores como selo verificado, recursos diferentes de privacidade e monetização podem influenciar na função.

A reportagem tentou entrar em contato com Selene Delgado López, mas o perfil não recebe as mensagens enviadas. De acordo com a apuração, isso acontece porque o responsável pela página não tem o aplicativo Messenger instalado e também não está logado pelo computador.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quem é Selene Delgado López e por que ela é "amiga" de geral no Facebook? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Curiosidades de tecnologia