PUBLICIDADE
Topo

Astronauta da ISS tira incríveis fotos de SP e das queimadas da Amazônia

Parte do Estado de São Paulo em foto tirada da Estação Espacial Internacional (ISS) - Reprodução/Twitter @Astro_SEAL
Parte do Estado de São Paulo em foto tirada da Estação Espacial Internacional (ISS) Imagem: Reprodução/Twitter @Astro_SEAL

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

02/09/2020 04h00Atualizada em 02/09/2020 15h50

O astronauta norte-americano Chris Cassidy, que vive na Estação Espacial Internacional (ISS), postou imagens incríveis do Brasil visto de cima. Uma das publicações mostra parte do Estado de São Paulo, incluindo o litoral em um belo dia de sol.

No centro da primeira imagem do tuíte (veja abaixo), a mancha marrom é a Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, cidades do ABC, Osasco e Guarulhos, entre outras. Abaixo dela, está parte do litoral Sul do Estado, entre Peruíbe e Bertioga, incluindo a Baixada Santista.

Foto do astronauta Chris Cassidy do litoral de São Paulo  - Reprodução/Twitter @Astro_SEAL - Reprodução/Twitter @Astro_SEAL
Imagem: Reprodução/Twitter @Astro_SEAL

Na segunda imagem do tuíte, e que também abre este texto, vemos também o Vale do Paraíba (um "caminho" quase reto, à direita da capital, rumo ao Rio de Janeiro) e o litoral Norte, de São Sebastião a Ubatuba, incluindo Ilhabela e o arquipélago de Alcatrazes.

Diversos internautas brasileiros reagiram à postagem, principalmente com fotos do nosso litoral, da perspectiva aqui da Terra.

O astronauta postou, recentemente, outra imagem impressionante —mas triste— de nosso país: a fumaça das queimadas na Amazônia, que impedem que ele veja a floresta lá de cima, a 400 km de altura.

Cassidy, que já se declarou apaixonado pela natureza brasileira, usou as hashtags #savetheamazon e #savetheplanet. Ele visitou nosso país diversas vezes; em uma delas, em 2017, passeou 20 dias de bicicleta pela Amazônia, pedalando cerca de 1.000 km na Rodovia Transamazônica.

No ano passado encontrou-se com o ministro da Ciência e ex-astronauta Marcos Pontes.

Cassidy é o comandante da expedição 63 da ISS e vive lá desde abril, junto com os cosmonautas russos Anatoli Ivanichin e Ivan Vagner. Por dois meses, eles tiveram a companhia dos norte-americanos Robert Behnken e Douglas Hurley, que viajaram na cápsula Crew Dragon, da SpaceX, do final de maio ao começo de agosto.