PUBLICIDADE
Topo

Programa do governo levará mais internet fibra ótica à região amazônica

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Da Agência Brasil

01/09/2020 17h56

O Ministério das Comunicações lançou o Programa Norte Conectado. O objetivo do programa é levar conexão de internet banda larga para municípios da região que precisam de melhoria na rede de telecomunicações.

O presidente Jair Bolsonaro participa do evento no Palácio do Planalto. Ele assina o decreto que regulamenta a lei nº 13.116/2015, conhecida pelo setor de telecomunicações como a Lei das Antenas. O decreto vai facilitar o processo de instalação de antenas de redes móveis no país, um antigo pleito do setor de telecomunicações.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria assina a portaria que vai incentivar o investimento em redes de telecomunicações, por meio de desconto no imposto de renda. A medida simplifica as regras para atrair investimentos para o setor.

O Programa Norte Conectado inclui a construção de uma infraestrutura de telecomunicações em fibra óptica, com capacidade superior a 100 gigabytes por segundo (Gb/s) e a instalação de pontos de acesso à internet banda larga por satélite.

Ao todo, o projeto prevê nove infovias lançadas através dos diferentes rios da Região Amazônica, somando cerca de 10.000 km, interligando 59 municípios diretamente e atendendo a uma população de aproximadamente 9,2 milhões de habitantes.

*Com informações do Ministério das Comunicações.