Topo

FBI teme que campainhas 'smart' com câmeras atrapalhem buscas policiais

Amazon Ring é um dos produtos que despertam preocupação do FBI - Divulgação
Amazon Ring é um dos produtos que despertam preocupação do FBI Imagem: Divulgação

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

01/09/2020 16h46

Câmeras de segurança domésticas muitas vezes são usadas pela polícia para encontrar criminosos. Mas documentos do FBI obtidos pelo The Intercept mostram que as autoridades temem que bandidos donos de campainhas inteligentes possam usá-las para reagir à polícia.

Os arquivos, localizados no acervo de dados do BlueLeaks, é de uma análise realizada em 2019 e citam "novos desafios" envolvendo dispositivos domésticos inteligentes equipados com sensores e câmeras. De acordo com os documentos, esses equipamentos poderiam oferecer um aviso antecipado quando os policiais se aproximam de uma casa para revistá-la.

Além disso, usando a tecnologia os criminosos poderiam saber a localização de oficiais em um impasse ou ainda tirar fotos dos agentes enquanto aplicam a lei, "apresentando um risco à sua segurança presente e futura".

O relatório do FBI cita um caso de 2017, em Nova Orleans, no qual agentes se aproximaram de uma casa que tinha uma campainha de vídeo para fazer buscas. O morador não estava no local, mas viu a aproximação dos agentes por meio de um vídeo remoto. Ele poderia ter "sido capaz de monitorar secretamente a atividade policial" com o equipamento, diz o FBI.

O atendimento remoto é um dos atrativos dessas câmeras inteligentes. Por meio de um aplicativo, o proprietário pode detectar movimentos à sua porta, fornecendo alertas no telefone para as atividades consideradas "suspeitas".

Polêmica

Campainhas como Amazon Ring e Google Nest foram lançadas como dispositivos convencionais, mas geraram polêmicas em torno do uso de imagens pela polícia. Segundo o The Intercept, a Amazon Ring chegou a oferecer à polícia um mapa de calor que mostrava a concentração das câmeras em uma área.

Além disso, a empresa teria feito parceria com centenas de agências para incentivar os usuários a entregarem as imagens para investigações.

Críticos argumentam que isso compromete a privacidade das pessoas que possuem vizinhos que instalam as campainhas. Ironicamente, a preocupação é a mesma apresentada nos relatórios do FBI, que teme pela privacidade dos agentes que estão trabalhando.

Tilt entrou em contato com Amazon e Google para comentar sobre a utilização das câmeras inteligentes, mas até o momento não obteve retorno. Essa reportagem será atualizada.