Topo

Descanse em paz: este pequeno cometa inconsequente voou direto para o Sol

O cometa sem nome do tipo "sungrazer" (rasante) vai em direção ao Sol - Reprodução/Twitter @SungrazerComets
O cometa sem nome do tipo "sungrazer" (rasante) vai em direção ao Sol Imagem: Reprodução/Twitter @SungrazerComets

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

01/09/2020 12h31

Um pequeno, brilhante e inconsequente cometa embarcou em uma jornada autodestrutiva: voou em rota de colisão com o Sol. Como era de se esperar, ele foi vaporizado.

O cometa, ainda sem nome, era do tipo "sungrazer" (rasante): suas órbitas normalmente passam bem perto do Sol. O Laboratório US Naval Research (NRL) e do Observatório Solar e Heliosférico (Soho) capturaram imagens do pequeno kamikaze na semana passada.

Cálculos de trajetória estimaram que ele passaria por trás do Sol a uma distância de menos que 1,4 milhões de quilômetros (mais ou menos o diâmetro do Sol). "Um pequeno cometa não conseguiria sobreviver a isso", tuitou Karl Battams, pesquisador do NRL e do projeto de cometas sungrazer da Nasa.

Battams destacou que era possível ver o objeto (basicamente, uma bola de gelo e rochas) sendo destruído pela radiação do ambiente mais hostil do Sistema Solar. "A cauda não é aquela típica de cometas —é como uma trilha de destroços cheia de pedregulhos."

Cometas rasantes não são incomuns, mas este estava especialmente brilhante e fácil de ser visto pelos telescópios. Infelizmente, tivemos pouco tempo para conhecê-lo antes do grand finale.