Topo

Carro elétrico explode ao carregar bateria na China; veja vídeo

Carro elétrico explodiu em estacionamento da China - Reprodução
Carro elétrico explodiu em estacionamento da China Imagem: Reprodução

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

01/09/2020 16h16

Um vídeo publicado no YouTube pelo canal Liveleak mostra o exato momento em que um veículo elétrico explode enquanto recarregava sua bateria. O incidente ocorreu no dia 20 de agosto na cidade de Sanming, província de Fujian, na China.

De acordo com portais de notícias chineses, os bombeiros foram acionados quando o carro ainda estava apenas soltando fumaça. Nas imagens conseguimos ver que os profissionais estavam tentando resfriar o automóvel usando água quando houve a explosão.

As portas do veículo foram arremessadas a metros de distância, mas, felizmente, ninguém ficou ferido. A causa do acidente está sob investigação.

Pesquisas apontam que incêndios envolvendo baterias de lítio, usadas em celulares e carros elétricos, não devem ser combatidos com água. Isso porque a combinação de água e lítio libera hidrogênio gasoso, altamente inflamável. Além disso, altas temperaturas também podem causar explosões nesse tipo de bateria.

O veículo, segundo sites internacionais, parece tratar-se de um BAIC New Energy EX360, SUV elétrico puro, que possui uma bateria de lítio ternária. Os fornecedores de bateria de energia do carro em questão incluem, mas não estão limitados, a Funeng Technology (Ganzhou) Co., Ltd. A energia da bateria é de 48,1 kWh.

Não é a primeira explosão

O incidente não é um caso isolado. Outro mais recente aconteceu no dia 21 de agosto, na cidade de Huangshi, província de Hubei. Um ônibus estava recarregando a bateria quando ela explodiu e começou a pegar fogo. Felizmente, os bombeiros chegaram a tempo e conseguiram apagar o fogo e desconectar o dispositivo de carregamento, não havendo perdas.

Em abril de 2019, um Tesla Model S também pegou fogo e explodiu enquanto recarregava, em um estacionamento em Shanghai. Outro caso envolvendo um Tesla, também Model S, aconteceu em junho de 2019 na Bélgica. O veículo estava recarregando quando pegou fogo.

Em dezembro de 2017, um veículo elétrico puro da série BAIC New Energy EV pegou fogo em Xangai.

Manutenção de carros elétricos

Carros elétricos e híbridos necessitam de alguns cuidados especiais para não danificar seus componentes eletrônicos e manter as baterias em boas condições:

  • Não deixar o veículo parado por longos períodos.
  • Manter o veículo plugado na rede de energia elétrica, de forma a manter a carga, se ele for ficar estacionado por muito tempo.
  • Usar exclusivamente a conexão que vem com o veículo. Adaptadores podem não aguentar a carga e superaquecer.
  • Quando levar seu veículo para uma oficina, atentar-se na qualificação técnica e maquinário próprio para o reparo especializado, se documentação do local está em ordem, como alvará de funcionamento, licença ambiental e vistoria do Corpo de Bombeiros.