Topo

Você moraria em um trailer na Lua? Nasa quer criar base humana lá até 2024

Nasa vai mandar trailer japonês para Lua - Divulgação/Nasa
Nasa vai mandar trailer japonês para Lua Imagem: Divulgação/Nasa

Iara Schiavi

Colaboração para Tilt

23/08/2020 04h00

Sem tempo, irmão

  • Nasa firmou parceria com agência espacial japonesa para Programa Artemis
  • Colonos lunares poderão morar e trabalhar em um veículo lunar do tipo RV
  • Objetivo é que envio de pessoas para uma estadia na Lua possa ocorrer até 2024
  • Trailer lunar terá autonomia para duas pessoas por até 14 dias

A Nasa está empenhada em criar uma base permanente com seres humanos na Lua até 2024, por isso trabalha a todo vapor para viabilizar o Programa Artemis, que tornará esse sonho real. Enquanto já provamos que mandar o homem para Lua é possível, criar uma espécie de moradia onde os voluntários da missão vão residir durante o período de permanência não é uma tarefa tão simples.

Para superar esse desafio —e em tempo hábil — a agência espacial norte-americana firmou em julho deste ano uma parceria com a Jaxa (Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa), colocando o país asiático no centro do projeto de colonização lunar.

O Japão desenvolveu uma espécie de trailer —parecido com aqueles de viagem— capaz de abrigar pessoas na Lua e o está colocando à disposição da Nasa. O veículo pressurizado vai permitir aos colonos lunares não só morarem, mas trabalharem e circularem pelo nosso satélite natural.

A estratégia foi apresentada pelo diretor interino dos Sistemas de Exploração Avançada da Nasa, Mark Kirasich, durante um fórum virtual no dia 13 de julho.

Sem dar maiores detalhes sobre como se dará a missão, ele contou que sem o Japão a agência não teria tempo hábil e orçamento disponível para construir do zero um veículo pressurizado até 2024, o que poderia atrasar os objetivos da agência.

Casa sobre rodas

O RV —veículo recreativo, ou trailer/motorhome, como costumamos chamar— começou a ser desenvolvido pela Jaxa com a montadora Toyota há dois anos e já está em uma etapa avançada de desenvolvimento, o que garante que ele possa ser finalizado antes de 2024.

Algumas das características já conhecidas do veículo espacial lunar incluem a autocondução, operar com energia solar e ter seis rodas para permitir que os colonos lunares circulem pela Lua.

Os pesquisadores afirmam que o RV tem autonomia para manter até duas pessoas morando e trabalhando dentro do veículo por 14 dias, enquanto seguem com a exploração.

Kirasich afirmar que o veículo é "o mais legal" que ele já viu e vai funcionar de fato como uma espécie de trailer lunar.

Durante o fórum, ele ressaltou os ganhos financeiros e de tempo que serão proporcionados pelo veículo pressurizado japonês, ao qual classificou como mais um passo dado em direção ao objetivo de uma base permanente na Lua já nessa década.