Topo

Netflix testa escolha aleatória para quem tem preguiça de decidir filme

Que tal sentar, apertar um botão e deixar a Netflix escolher o que vai passar na TV? - Pexels
Que tal sentar, apertar um botão e deixar a Netflix escolher o que vai passar na TV? Imagem: Pexels

Carol Firmino

Colaboração para Tilt

19/08/2020 15h11Atualizada em 19/08/2020 18h38

Parece que os seus problemas sobre escolher o que assistir na Netflix estão prestes a terminar. Isso porque o serviço de streaming planeja disponibilizar um recurso "shuffle" (embaralhar) para a plataforma decidir sozinha, de forma aleatória, qual filme ou série você assistirá.

A ferramenta utilizada para o procedimento se chama Instant Play, e assinantes do serviço já têm percebido o botão de reprodução aleatória desde o final de julho. Para alguns, ele aparece na tela inicial, enquanto outros veem no menu de navegação da barra lateral, com a frase "Shuffle Play" (reproduza em ordem aleatória).

Os testes estão em fase experimental apenas nos aparelhos de televisão, além de acontecerem em países diferentes. A Netflix entrou em contato com Tilt e disse que o Brasil também está entre eles. Assim como a interface da Netflix mostra um resumo do que está sendo reproduzido, quem optar por usar o recurso shuffle também não vai se perder, pois essa descrição vai aparecer quando a atração começar.

Em comunicado oficial, a Netflix afirmou estar "sempre procurando as melhores formas de conectar nossos assinantes às séries e filmes que eles vão amar. Realizamos esses testes em diferentes países e por diferentes períodos de tempo — e apenas os disponibilizamos de maneira mais ampla se as pessoas os acharem úteis".

Ainda assim, a empolgação —ou confusão— sobre a novidade já começa a movimentar o Twitter, como mostram os tuítes a seguir:

"Escolhas aleatórias na Netflix. É uma coisa...", escreveu o usuário @tall_n_moody.

"Opa, o que é esse recurso legal de 'escolha aleatória' na Netflix? É incrível e útil para um ser indeciso como eu", relatou @mnathannn.

"Netflix está testando um botão de 'escolha aleatória', pois você está cansado de escolher o que assistir", publicou @Suuie4.

"Risos, a Netflix tem agora um botão 'aleatório'. Isso é algo que eu precisava e nem sabia", brincou @Chabz_Classic.

Se o recurso for disponibilizado permanentemente, tudo indica que ele vai sugerir atrações que se aproximem de outros títulos assistidos pelo assinante. Ou seja, se você curte super-heróis, a tendência é descobrir mais alguns no catálogo da Netflix —e sem demorar tanto! Mas também pode ser algo que já esteja salvo em sua lista.

Segundo explicação do representante da empresa ao TechCrunch, site que foi o primeiro a noticiar o recurso, o objetivo é possibilitar um serviço mais rápido, fácil e, acima de tudo, personalizado. Outra expectativa é permitir que o usuário tenha uma experiência parecida com o uso da TV tradicional, o que significaria menos tempos escolhendo e mais tempo assistindo.