Topo

É brincadeira? Astronautas da Nasa passaram trotes após pouso no oceano

Astronautas Doug Hurley e Bob Behnken - NASA/Kim Shiflett
Astronautas Doug Hurley e Bob Behnken Imagem: NASA/Kim Shiflett

Luiza Rubio

Colaboração para Tilt

04/08/2020 10h02

Depois de 62 dias na ISS (Estação Espacial Internacional), os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken da missão Demo-2, equipe do programa comercial da Nasa, voltaram para Terra pela cápsula Crew Dragon da SpaceX no domingo (2) e resolveram passar alguns trotes enquanto esperavam o resgate.

Durante a coletiva de imprensa, Hurley brincou sobre o curioso passatempo da equipe. Ele ainda sugeriu que a conta do telefone que usaram, com conexão via satélite, deveria ser entregue para o fundador da SpaceX, Elon Musk, que também estava presente.

Não se sabe o exato conteúdo dos trotes feitos durante os primeiros momentos no planeta Terra. Mas os astronautas tiveram mais de uma hora para brincar até serem buscados pelo barco de resgate, o GO Navigator.

Este pouso seguro marca o fim da primeira missão tripulada realizada por uma empresa privada, além de ser o primeiro pouso em água de astronautas da Nasa desde 1975. Na época, a agência ainda usava os módulos Apollo, os mesmos da histórica missão à Lua.

Em órbita, os astronautas tiveram a companhia do astronauta norte-americano Christopher Cassidy. Ele e Behnken realizaram quatro caminhadas espaciais para finalizar a instalação de novas baterias na ISS. Quanto a Hurley, sua tarefa foi operar o braço robótico e também ajudar em experimentos científicos.

A missão foi considerada um primeiro passo para novas atividades no espaço, como missões de turismo. Também foi uma oportunidade para impulsionar o retorno do homem à Lua, atualmente, um dos grandes projetos da Nasa.