Topo

WhatsApp testa função que permite o uso de uma conta em vários aparelhos

Getty Images
Imagem: Getty Images

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

22/07/2020 18h24

Uma nova versão de testes do WhatsApp para Android traz alguns detalhes de uma novidade muito esperada pelos usuários: poder usar o serviço de mensagens em mais de um aparelho ao mesmo tempo.

Segundo o site WaBetainfo, que costuma antecipar novos recursos da plataforma, o WhatsApp está testando essa possibilidade com até quatro dispositivos. As informações foram encontradas na versão beta 2.20.196.8.

Nas imagens divulgadas por eles, aparecem detalhes de como o usuário poderá gerenciar os dispositivos vinculados à sua conta.

A primeira imagem mostra a interface de configuração do aplicativo. Um dos itens é o "linked devices" (dispositivos vinculados, em tradução).

WhatsApp 1: teste de uso da conta em vários dispositivos - Reprodução/Wabetainfo - Reprodução/Wabetainfo
Imagem: Reprodução/Wabetainfo

Uma vez selecionado, as informações da segunda imagem aparecem para o usuário na versão de testes.

Um botão central para adicionar novos aparelhos fica em destaque. Logo abaixo, os dispositivos que já estão conectados aparecem em lista. Clicando em cada um deles, é possível desvincular a sua conta.

WhatsApp 2: teste de uso da conta em vários dispositivos - Reprodução/Wabetainfo - Reprodução/Wabetainfo
Imagem: Reprodução/Wabetainfo

Em março deste ano, outra versão de testes do WhatsApp já havia sinalizado que a empresa estudava uma forma de permitir o uso da mesma conta em diferentes aparelhos. Por exemplo, usar sua conta no seu celular e tablet.

Mas até o momento não há muitos dados concretos sobre essa possível mudança.

Um dos desafios do WhatsApp está na questão da criptografia de ponta a ponta. Como é hoje, a troca de mensagens acontece diretamente entre dois dispositivos: o que envia e o que recebe o conteúdo. Por isso, não há armazenamento das mensagens em seus servidores, explica a empresa.