Topo

Pane geral: WhatsApp apresenta falha, mas volta a funcionar em menos de 1h

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Rodrigo Trindade

De Tilt, em São Paulo

14/07/2020 17h22Atualizada em 14/07/2020 18h22

O WhatsApp parou de funcionar no meio da tarde desta terça-feira (14). A pane começou afetando apenas o serviço WhatsApp Web nos navegadores e depois passou a atingir os usuários do app nos smartphones. O serviço foi normalizado em menos de uma hora.

Por volta das 17h30, o termo WhatsApp estava entre os assuntos mundiais mais falados no Twitter, com mais de 467 mil menções. Minutos depois, a reportagem já conseguia enviar e receber mensagens privadas ou em grupos tanto pelo celular quanto pelo navegador. Mas é possível que a instabilidade ainda tenha durado mais tempo para alguns usuários.

Segundo o Downdetector, que registra quando serviços online saem do ar ou apresentam instabilidades, o problema começou a ser registrado por volta das 16h39 (de Brasília). Usuários europeus, africanos, asiáticos, caribenhos e das Américas reportaram a queda ao site. O pico de reclamações foi às 17h12, com mais de 19 mil notificações de usuários.

Mapa do site Downdetector com as ocorrências de queda no WhatsApp - Reprodução/Downdetector - Reprodução/Downdetector
Mapa do site Downdetector com as ocorrências de queda no WhatsApp
Imagem: Reprodução/Downdetector
Gráfico do site Downdetector, com as ocorrências de queda no WhatsApp  - Reprodução/Downdetector - Reprodução/Downdetector
Gráfico do site Downdetector, com as ocorrências de queda no WhatsApp subindo após as 17h (horário de Brasília) desta terça-feira (14)
Imagem: Reprodução/Downdetector

O Downdetector coleta relatórios de uma série de fontes, como relatos no Twitter e os relatórios enviados por usuários à plataforma, via site e aplicativo. O sistema analisa esses relatórios em tempo real para detectar automaticamente interrupções e falhas de serviço em seus estágios iniciais.

Em resposta a Tilt, o WhatsApp informou que está ciente da falha. "Algumas pessoas estão tendo problemas para enviar mensagens e estamos trabalhando para restaurar o WhatsApp para todos o mais rápido possível", disse.