Topo

Bug no Facebook derruba acesso a Spotify, Pinterest e Tinder em iPhones

Johanna Geron/Reuters
Imagem: Johanna Geron/Reuters

Mirthyani Bezerra

Colaboração para Tilt

10/07/2020 13h51

Usuários de iPhones da Apple se queixaram nas redes sociais, nesta sexta (10), de que não estavam conseguindo acessar aplicativos como Spotify, Pinterest e Tinder. Análises preliminares já sugeriam no início da manhã que o culpado seria o aplicativo do Facebook instalado em iPhones e iPads.

O fato foi confirmado pelo próprio Facebook, que em nota afirmou que o problema foi causado por uma alteração no código. "Hoje cedo, uma alteração de código provocou falhas em alguns aplicativos iOS usando o SDK [kit de desenvolvimento de software] do Facebook. Identificamos o problema rapidamente e o resolvemos. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente", diz o texto.

Os apps funcionavam normalmente quando os aparelhos não estavam conectados à internet, mas travavam toda vez que eram conectados à rede, seja por meio de uma conexão de wi-fi ou móvel. Não há notícias de falhas nos mesmos aplicativos em celulares com sistema operacional Android.

O SDK é um kit usado por desenvolvedores de apps para gerenciar os logins dos seus usuários. Por exemplo, é quando um app qualquer pede para você logar com sua conta do Facebook para começar a usá-lo.

Não foi a primeira vez que o sistema apresentou falha. No dia 6 de maio, um problema parecido derrubou o acesso por Facebook de dezenas de apps. À época, o especialista em Apple Guilherme Rambo indicou que a raiz do problema seria o fato de o Facebook incentivar desenvolvedoras a integrarem seus serviços de logon nos seus próprios aplicativos.

Os apps fornecem os dados de sua base de clientes em troca da praticidade de usar o login do Facebook para que o usuário acesse às plataformas. Por isso, quando há um problema com os serviços do Facebook, toda a cadeia de apps que usa esse recurso é afetada.