Topo

Lançamento de satélites da Starlink é adiado para quinta, se o tempo deixar

Satélites da Starlink no céu do Brasil - Divulgação/SpaceX
Satélites da Starlink no céu do Brasil Imagem: Divulgação/SpaceX

De Tilt, em São Paulo *

23/06/2020 19h34

A empresa estadunidense SpaceX adiou o lançamento de 60 satélites da missão "Starlink-9", que seria na noite desta terça (23). O mau tempo na região do Kennedy Space Center, na Flórida, foi o motivo. A nova data é na quinta-feira (25), às 17h34 (horário de Brasília). O lançamento ao vivo será transmitido pelo canal do Youtube da companhia.

Ainda há uma chance do lançamento não acontecer na quinta, também por causa do tempo. As chances de um céu favorável são de 40%, segundo o 45º Esquadrão Meteorológico dos EUA.

Os satélites que fazem parte da subsidiária Starlink, da SpaceX, têm entre suas funcionalidades a oferta de serviços de conexão à Internet em velocidade banda larga nos Estados Unidos e Canadá. A empresa argumenta que seus satélites trazem como vantagem menor volume, cerca de 260 quilos.

A SpaceX foi a primeira empresa a lançar uma missão tripulada ao espaço, no voo CrewDragon, no dia 30 de maio. A missão, chamada Demo-2, será também "o primeiro voo em órbita de astronautas norte-americanos em foguetes norte-americanos a partir de solo americano desde o final da era do ônibus espacial, em 2011", conforme definiu a própria Nasa.

* Com Agência Brasil