Topo

WayBack Machine: serviço permite navegar em sites antigos

Página inicial do UOL em dezembro de 1996, resgatada pela WayBack Machine - Reprodução
Página inicial do UOL em dezembro de 1996, resgatada pela WayBack Machine Imagem: Reprodução

Sérgio Vinícius

Colaboração para Tilt

21/06/2020 04h00

Para realizar uma verdadeira viagem do tempo na internet, uma boa dica é acessar a WayBack Machine, uma ferramenta do Internet Archive. Trata-se de um serviço que funciona como museu virtual: ele cataloga páginas eletrônicas desde 1996 e as exibe aos visitantes.

Segundo dados da WayBack Machine, são mais de 418 bilhões de páginas arquivadas. Para navegar pelo passado, é simples: basta entrar no site, acessar o campo "WayBack Machine" e digitar o endereço da página que deseja visitar. Clique em "Browse History" e pronto.

Página inicial do Facebook em janeiro de 2005, resgatada pela WayBack Machine - Reprodução - Reprodução
Página inicial do Facebook em janeiro de 2005, resgatada pela WayBack Machine
Imagem: Reprodução

Aparecerá uma tabela com uma linha do tempo sobre o calendário de cada ano. Ao clicar em uma data, você poderá acessar um link que te levará a uma página arquivada do site desejado, com a aparência que ele tinha naquele dia —mas vale o adendo que sites em Flash costumam não aparecer.

Em tempo: a fundação que mantém a máquina do tempo da internet oferece muito conteúdo além das páginas antigas. Vale a pena vasculhar o site, que oferece filmes completos, músicas, podcasts e diversos tipos de material multimídia que estão sob domínio público.