Topo

É hoje! Veja como acompanhar ao vivo o solstício de verão em Stonehenge

Sítio arqueológico de Stonehenge, na Inglaterra Imagem: Ahrys Art/Getty Images/iStockphoto

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

20/06/2020 11h18

A celebração do solstício de verão em Stonehenge, que abriga monumentos pré-históricos importantes no Reino Unido, atrai anualmente milhares de turistas. Mas por causa da pandemia do novo coronavírus, a comemoração este ano será diferente. Pela primeira vez tudo será transmitido ao vivo e gratuitamente pela internet.

O solstício no Hemisfério Norte marca o começo do verão e este sábado será o dia mais longo do ano por lá— no Hemisfério Sul, marca a chegada do inverno com a noite mais longa do ano.

Então, para manter a celebração, a organizadora anual do evento, a English Heritage, preparou palestras online com especialistas e também vai transmitir ao vivo o pôr do sol em Stonehenge, marcado para começar às 17h25 (horário de Brasília) deste sábado (20).

A celebração também contará com a transmissão do nascer do sol no início da madrugada deste domingo (21). No horário de Brasília, ela acontecerá às 00h52.

Acompanhe tudo aqui:

Stonehenge e seus mistérios

Localizado perto de Londres, no condado inglês de Wiltshire, Stonehenge é marcado por suas estruturas de pedras posicionada em círculos com idades entre 4 e 5 mil anos de história. Elas chegam a ter 5 metros de altura. Até hoje arqueólogos tentam solucionar os mistérios da formação.

Conhecido também como santuário, o local servia para observação astronômica. Mas há indícios de que se realizavam também rituais religiosos por lá.

Todos os anos, o solstício é celebrado reunindo milhares de pessoas. Além acompanharem o nascer e o pôr do sol, os turistas participam apresentações culturais.

Confira aqui como foi a celebração do ano passado:

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

É hoje! Veja como acompanhar ao vivo o solstício de verão em Stonehenge - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade