Topo

Com ardência de 100 mil wasabis, gás lacrimogêneo prejudica combate à covid

Policiais lançam bombas de gás lacrimogêneo em manifestantes - ALEXANDRE MOREIRA/ ESTADÃO CONTEÚDO
Policiais lançam bombas de gás lacrimogêneo em manifestantes Imagem: ALEXANDRE MOREIRA/ ESTADÃO CONTEÚDO

Janaina Garcia

Colaboração para Tilt

06/06/2020 12h50

Sem tempo, irmão

  • Policiais nos EUA usam gás lacrimogêneo para conter distúrbios em atos anti-racistas
  • No meio de pandemia respiratória, segundo especialistas, estratégia pode ser perigosa
  • Agente químico pode causar danos aos pulmões, no longo prazo
  • Também pode enfraquecer capacidade do corpo de impedir covid

Você já chorou de ardência comendo a raiz forte wasabi em pratos japoneses? Pois multiplique isso por 100 mil e adicione uma pandemia na situação. A receita resume o efeito que o gás lacrimogêneo lançado pela polícia em manifestações pode provocar no corpo humano em tempos de coronavírus, deixando o organismo ainda mais vulnerável.

O alerta foi feito por especialistas à agência de jornalismo investigativo ProPublica. Para eles, o gás lacrimogêneo não é seguro, traz consequências à saúde a longo prazo e prejudica aqueles que não são os alvos pretendidos, como pessoas em casas e lojas.

O uso do gás lacrimogêneo por parte de policiais tem sido uma constante na onda de manifestações contra o racismo nos EUA na última semana, motivados pelo assassinato do ex-segurança negro George Floyd por um policial branco em Minneapolis, no último dia 25 de maio.

Afinal, o que é o gás lacrimogêneo?

Esse gás é o termo genérico para uma classe de compostos que causam uma sensação de queimação. Nos EUA, a maioria das agências policiais o usa na forma do produto químico CS (2-clorobenzilideno malononitrilo), que ativa os mesmos receptores de dor no corpo humano acionados pela ingestão de wasabi.

A diferença, alertou à ProPublica Sven-Eric Jordt, professor de anestesiologia na Universidade de Duke (EUA), é que o CS consegue ser 100 mil vezes mais ardente que o wasabi.

Apesar de ser utilizado também como spray, a forma de gás lacrimogêneo do CS é um pó que é aerossolizado no momento em que a lata ou granada que o contém explode.

Ao entrar em contato com a pele ou com os olhos, é especialmente doloroso. Uma vez inalado, a dor causada por ele leva à tosse. Isso faz com que membranas mucosas dos olhos, nariz, boca e pulmões —as camadas das células que ajudam a proteger as pessoas contra vírus e bactérias— sejam prejudicadas.

PM dispersa mamifestantes na avenida Paulista, em São Paulo, com bombas de gás lacrimogêneo - Thaís Haliski/UOL - Thaís Haliski/UOL
PM dispersa mamifestantes na avenida Paulista, em São Paulo, com bombas de gás lacrimogêneo
Imagem: Thaís Haliski/UOL

Racismo estrutural e 2ª onda de covid

Para o alergista e imunologista Purvi Parikh, da Faculdade de Saúde Langone, da Universidade de Nova York, o uso indiscriminado de gás lacrimogêneo na pandemia pode deixar mais vulneráveis integrantes das comunidades negras - os quais justamente estão nas ruas reivindicando o fim da violência, mas que também são maioria entre os internados com covid.

Como imunologista, isso me assusta. Acabamos de passar por brutais dois meses e estou realmente com medo de que isso traga uma segunda onda [da covid-19] mais cedo
Purvi Parikh, imunologista

O clínico e pesquisador Joseph Nwadiuko, da Universidade da Pensilvânia (Upenn), afirmou que, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em que trabalha, 13 dos 15 pacientes com coronavírus são negros. "Minha preocupação é que um dos efeitos agravantes do racismo estrutural seja uma segunda onda de pacientes negros, incluindo aqueles que estavam por aí defendendo suas vidas", advertiu.

Um grupo de 1.300 profissionais de saúde nos EUA assinou, na última terça (2) uma carta aberta pedindo que as polícias parem de usar "gás lacrimogêneo, fumaça ou outros irritantes respiratórios, o que poderia aumentar o risco de covid-19, tornando o trato respiratório mais suscetível à infecção, exacerbando a inflamação existente e induzindo a tosse."

Mais riscos à saúde

Em espaços fechados ou menos ventilados —como túneis —, o gás lacrimogêneo pode causar envenenamento grave com chances de cegar ou causar queimaduras químicas e insuficiência respiratória. O alerta, nesse caso, é do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Parikh destaca que tanto o gás quanto o vírus causam inflamação nos pulmões. "Qualquer coisa irritante pode causar a mesma resposta inflamatória. Seus pulmões podem se encher de muco, o que pode tornar a respiração difícil. Os músculos estreitam; é quase como respirar através de um canudo", comparou.

Em asmáticos e pacientes com outras doenças respiratórias, a ingestão de gás lacrimogêneo pode desencadear um ataque de asma ou enfraquecer a capacidade do corpo de impedir a covid.

Você não escapa mesmo em casa

Não são apenas os manifestantes os únicos postos em risco: não faltam relatos de que o gás acabou atingindo também residências e empresas.

É o caso da jovem Amira Chowdhury, estudante de direito da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia. Ela participou de um protesto contra a violência policial, na segunda-feira (1º), usando máscara para proteger a si mesma e a outras pessoas contra o coronavírus. Teve de tirá-la para conseguir respirar, depois que a polícia usou o gás.

No mesmo dia, à noite, sentiria novamente o desconforto dentro de sua própria casa: a polícia havia lançado o artefato contra manifestantes no bairro predominantemente negro no oeste da cidade, onde Amira vive. "Eu não posso estar em minha própria casa sem escapar da violência do estado", concluiu.