PUBLICIDADE
Topo

TV


Sinais, fortes sinais! Saiba como sua TV "avisa" que está prestes a pifar

Imagem mostra defeito em imagem de TV - Reprodução
Imagem mostra defeito em imagem de TV Imagem: Reprodução

Luiza Vidal

Colaboração para Tilt

02/06/2020 04h00

Manchas na tela, imagem "rolando" e mudanças na cor. Você sabia que estes podem ser possíveis sinais de que sua televisão vai pifar? Isso inclui tanto as TVs mais modernas —de plasma, LED e LCD— quanto as mais antigas, de tubo. Isso nem sempre significa que seu aparelho irá quebrar, mas é bom acender o radar.

"O mais importante é a rede elétrica da TV. Quanto mais oscilações na rede, maior a probabilidade de dar algum problema e pifar. Isso em qualquer aparelho eletrônico", explica João Carlos Fernandes, professor de engenharia de computação do Instituto Mauá de Tecnologia. Por isso, é indicado que os aparelhos sejam desligados da tomada durante as chuvas, por exemplo.

Em conversa a Tilt, especialistas no assunto citaram sinais de que sua TV pode estar precisando de um cuidado extra. Vale lembrar ainda que todo aparelho eletrônico tem uma vida útil. Para as televisões, esse número pode variar de cinco a dez anos de uso.

Smart TVs

Mais modernas e divididas entre plasma, LED e LCD, as televisões smart são mais finas e frágeis do que as mais antigas. Consequentemente, acabam tendo tempo de vida menor. Os problemas mais comuns estão relacionados à fonte e à rede elétrica.

Que bolinha branca é essa?

As bolinhas brancas em TVs de LCD surgem por problemas mecânicos. Segundo o professor Eduardo Pouzada, engenheiro eletricista e de eletrônica do Instituto Mauá de Tecnologia, são problemas no backlight (iluminação usada na parte de trás do monitor da TV) ou no frontlight (parte oposta do backlight). Já em TVs de LED, esse problema não é comum. Caso apareça as bolinhas, elas são bem pequenas e quase imperceptíveis.

Liga e desliga

Você está lá, vendo sua TV quando, de repente, ela desliga...e depois volta. Esse problema começa de forma intermitente e, um dia, pode queimar de vez. Às vezes, o som ainda está presente, às vezes ele some junto, ou tudo junto. Geralmente, isso está relacionado a falhas na rede elétrica que afetam a fonte de alimentação interna.

Desfoque total

As televisões mais modernas também podem apresentar falhas na qualidade da imagem, e isso não tem ligação com a conexão da internet. O defeito deixa a imagem sombreada e desfocada e, pelo tempo de vida da tela, vai ficando cada vez mais fraca até que queima tudo. Isso está relacionado com problemas na placa de LED ou LCD.

TVs de tubo

Maiores e mais resistentes, as televisões de tubo não são mais fabricadas no Brasil. Mas, muitas famílias ainda possuem o aparelho, que costuma dar sinais quando está prestes a queimar.

Chiados

Se a sua TV começar com os chiados, é possível que ela esteja prestes e queimar. O problema pode ser no flyback, responsável por gerar a alta tensão para aparecer a imagem, ou na própria fonte do aparelho, que é o que alimenta os componentes para a televisão funcionar.

Sem sincronismo

Normalmente, a imagem começa a "rodar" na tela tanto na horizontal quanto na vertical. O sintoma não está relacionando ao tubo em si e sim à placa de controle de sincronismo. Um sinal de algo já não está indo bem na sua televisão.

Xi, perdeu a cor

A imagem começa a ficar sem cor, sem saturação até que chega a ficar em preto e branco, e não é possível enxergar mais nada. Considerado comum, o defeito alerta que algo não está funcionando bem na sua televisão e pode ser que ela pare de funcionar. Por ser à base de fósforo, algumas pessoas costumavam dar um choque no tubo da TV para que a cor ficasse mais forte, mas a prática não é indicada pelos especialistas.

Cromaticidade

Esse problema é mais comum em TVs antigas, com o tempo de vida chegando ao limite. A imagem ficava borrada e embaçada, mas, depois de cerca de dez minutos, começa a voltar ao normal. Isso ocorre em locais com mais umidade —em cidades litorâneas principalmente— e afeta o circuito elétrico do aparelho.

Quer que sua TV dure mais?

Mesmo sabendo que as televisões não são feitas para durar para sempre, existem cuidados simples para aumentar o tempo de vida do seu aparelho. O professor do departamento de engenharia elétrica da FEI Marcelo Parada deu cinco dicas. Confira:

  • Siga o manual do fabricante. Sim, é chato ler aquele livro cheio de regras, mas isso pode ser crucial para o bom funcionando da sua televisão.
  • Fique atento à distância mínima da parede e outros objetos da sua TV. Isso porque a televisão precisa de espaço para "respirar". A informação está no manual.
  • Cuidado quando transportar seu aparelho. Se for mudar de quarto, levar na casa do amigo ou em qualquer outra situação, embale sua TV para evitar batidas na tela --cada vez mais sensíveis.
  • Evite passar produtos de limpeza na tela. O álcool, por exemplo, pode deixar marcas. O ideal é sempre usar uma flanela seca para tirar o pó.
  • Não deixe sua TV tomar sol. O calor pode esquentar e danificar componentes internos da televisão. Além disso, o contato direto com a luz do sol na tela pode queimá-la.
Errata: o texto foi atualizado
A explicação para o defeito das boinhas brancas na tela seria de origem mecânica, e não elétrica, como estava descrito anteriormente. O texto foi corrigido.