Topo

Contra tédio e pela arte, pessoas recriam quadros famosos no Instagram

Thiago Varella

Colaboração com Tilt

31/05/2020 04h00

Com os museus e e galerias fechados em todo o mundo, muitos apreciadores da arte contam com a internet para (re)ver obras favoritas. Mas, um grupo de pessoas foi além e está recriando seus quadros favoritos usando apenas três coisas que elas têm em casa.

O desafio foi lançado inicialmente por uma conta de Instagram chamada Tussen Kunst en Quarantaine (Entre a Arte e a Quarentena, em holandês), um nome que brinca com um programa da TV holandesa chamado "Entre a Arte e o Kitsch".

Relacionadas

As regras do perfil para os futuros participantes são simples:

  1. Escolha a obra de arte
  2. Use três itens domésticos seus
  3. Poste na sua conta de Instagram com a tag @tussenkunstenquarantaine. Os mais legais vão parar no perfil.
  4. Ah, não vale usar Photoshop ou edições afins na sua reinterpretação

Inúmeras pessoas entediadas, digo, criativas mandaram suas fotos. E alguns museus mundo afora resolveram entrar na brincadeira. Um deles foi o PinchukArtCenter, um museu de arte contemporânea localizado em Kviv, na Ucrânia. O J. Paul Getty Museum, em Los Angeles (EUA), foi outro a aderir ao desafio.

O museu americano afirma que recebe mais de 100 fotos por dia de pessoas do mundo inteiro, incluindo internautas que nunca visitaram museus importantes.

"Recebemos respostas criativas dos EUA, Canadá, Europa, Ásia, Austrália. Também fiquei emocionada ao ver crianças de todas as idades entrando em cena e professores do ensino médio organizando seus alunos de história da arte para incorporar o desafio em suas aulas. É uma ótima maneira de ver e aprender sobre arte enquanto se é criativo, apesar das restrições", disse Annelisa Stephan, representante do museu, ao site Bored Panda.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Contra tédio e pela arte, pessoas recriam quadros famosos no Instagram - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Redes sociais