Topo

Apps unem voluntários e pessoas precisando de ajuda na pandemia

Solidariedade na pandemia tem sido importante para quem precisa de ajuda - iStock
Solidariedade na pandemia tem sido importante para quem precisa de ajuda Imagem: iStock

Laura Martins

Colaboração para Tilt

24/05/2020 04h00

A quarentena mudou a vida de todos e é ainda mais difícil para as pessoas em grupo de risco (idosos, pessoas com hipertensão ou diabetes, grávidas, entre outros). O ideal é que eles não saiam de casa em nenhuma circunstância, mesmo que seja para ir ao mercado ou à farmácia.

Além disso, pessoas que já vivam em situações socioeconômicas desfavoráveis sofrem ainda mais, muitas vezes sem poder trabalhar. Por esses e outros motivos, o novo coronavírus nos obrigou a olhar mais ao próximo e ajudá-los.

E se você não sabe por onde começar, te indicamos quatro aplicativos para doar seu tempo (e se puder, produtos) para quem mais precisa. Confira abaixo:

Oito

App Oito - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O aplicativo Oito foi desenvolvido para pessoas que prestam serviços e as que precisam encontrar profissionais. Mas, por causa da quarentena, foi adicionada a "Entrega Solidária", onde pessoas podem se cadastrar para se colocar à disposição de pessoas que necessitem de tarefas como ir ao mercado.

Para isso, basta escrever "Entrega Solidária" na busca do aplicativo e ele listará as pessoas disponíveis. Após ser realizada a busca, também é possível filtrá-la por cidade e estado. O único ponto a ser considerado é que, como o aplicativo depende de pessoas a se cadastrarem, podem não ter voluntários em todas as cidades.

Quarentena Solidária

App Quarentena Solidária - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A premissa do aplicativo criado especificamente na quarentena é simples: conectar pessoas que precisam de ajuda com as que podem auxiliá-las. Após fazer um cadastro, o usuário pode escolher se quer se tornar um voluntário ou se somente necessita de ajuda.

Em seguida, aparece um mapa de acordo com o GPS do celular com as pessoas disponíveis para ajudar e o quão distantes elas estão. A premissa do aplicativo é incrível, mas ainda são poucos usuários, o que pode deixar mais difícil de encontrar um voluntário.

Paraná Solidário

App Paraná Solidário - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Governo do Estado do Paraná possui um aplicativo para quem deseja doar quantias ou itens que diferentes instituições estejam necessitando. Após baixá-lo, é preciso fazer um pequeno cadastro para ter acesso a toda a plataforma.

Ao clicar em "Adicionar um produto para doação", um menu aparecerá com opções. Uma delas específica contra o coronavírus, para doação de máscaras e álcool em gel. Outra, para quem não pode doar dinheiro ou produtos, mas pode doar seu tempo: Serviços Voluntários.

Ame Digital

App Ame Digital - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O aplicativo de cashback também está com uma categoria especial para quem deseja ajudar. No Juntos + Solidários, o usuário pode escolher diferentes ações para doar dinheiro, como o Lares de Idosos (para os idosos que estão em casas de repouso) e a Campanha Inverno Solidário (que, este ano, doará somente roupas novas por causa da contaminação do novo coronavírus).

O acesso é bastante simples. Após baixar o aplicativo, é preciso clicar em Transações e em Juntos + Solidários. O aplicativo também tem sido muito usado em lives de artistas para a doação de dinheiro para a causa.

Mais serviços

Alguns sites também foram criados para conectar as pessoas. É o caso do Vizinho do Bem. Basta entrar no site e se cadastrar como um voluntário ou alguém que precisa de auxílio - a própria plataforma encontra quem poderia ajudar e entra em contato pelo WhatsApp para acordar o que for necessário.

O Fica em Casa tem a mesma premissa: estreitar contato entre voluntários e pessoas que necessitam de ajuda para realizar diversos tipos de atividades, como ir a mercados, farmácias ou buscar alimento para o pet, até atividades domésticas, auxílio psicológico, entre outros.