Topo

Usar máquinas de lavar louça ou roupa para limpar alimentos é seguro?

Imagem de frutas na máquina de lavar louças foi curtida por milhares de usuários do Facebook - Facebook/Reprodução
Imagem de frutas na máquina de lavar louças foi curtida por milhares de usuários do Facebook Imagem: Facebook/Reprodução

Carina Brito

Colaboração para Tilt

14/05/2020 19h41

Sem tempo, irmão

  • Temperatura da água em máquinas de limpeza é alta demais para limpeza de alimentos
  • Além de cozinhar frutas e verduras, máquinas podem contaminá-las
  • Máquinas também podem ser danificadas por pedaços que soltarem de alimentos

"Quem diria que o nosso futuro seria lavar um saco de batata palha?", diz o meme. "Nunca vou te perdoar por me fazer demorar 5 horas no processo burocrático de ir ao mercado e guardar as compras, corona. Eu lavei até as caixas de leite, sabe?", escreveu um internauta no Twitter. Se você se identificou, deve ter se animado com a possibilidade de usar as máquinas para ajudar na higienização dos alimentos que chegam do supermercado. Relatos nas redes sociais já falam sobre colocar frutas e verduras na máquina de lavar louças ou até mesmo dentro de uma máquina de lavar roupas na tentativa de eliminar qualquer traço de coronavírus.

A jornalista Carla Vilhena foi uma das que testou um método inusitado — que não se provou muito eficaz, em seu caso. "Fui seguir a dica de descorongar frutas na lava-louças e descobri que, mesmo com o display de temperatura desligado, a minha máquina esquenta a água. Retirei todas as frutas cozidas e agora estou fazendo doce", contou em seu Twitter.

Mas, afinal, é possível fazer a lavagem de alimentos em máquinas de uma forma segura? Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Eletroeletrônicos (Eletros), a resposta é não.

No geral, nunca é indicado usar um equipamento para uma finalidade que não seja a dele. A máquina de lavar louça, por exemplo, usa água em temperatura muito alta para fazer a descontaminação de pratos e talheres. No caso relatado por Vilhena, mesmo com o display de temperatura desligado, a água continuou quente — o que fez com que os alimentos fossem cozidos.

Isso é um grande problema, porque "os pedaços de frutas podem danificar componentes internos da máquina, como a bomba de drenagem da água, causando sérios problemas para o equipamento", explica a associação.

Além da temperatura, o próprio atrito pode danificar esses alimentos, principalmente no caso da máquina de lavar roupa, rompendo a camada protetora e aumentando o risco de contaminação da fruta em questão.

"Esses aparelhos utilizam produtos como detergentes, amaciantes, agentes para secagem, branqueadores etc., cujos resíduos não são seguros para ingestão e podem ficar no equipamento. Isso acaba contaminando o alimento", afirma Renata de Araújo Ferreira, coordenadora de inspeção e fiscalização de alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Então, mesmo que você use a máquina de lavar roupa desligada, apenas como um grande baldão, é importante evitar restos de produtos que podem ser tóxicos em contato com os alimentos.

Então como limpar?

Segundo Ferreira, a limpeza e desinfecção de vegetais deve ser feita com o uso de produtos aprovados para uso em alimentos, devidamente regularizados para essa finalidade de higienização — informação que pode ser consultada no rótulo dos produtos.

Frutas e demais alimentos que não são consumidos com casca, como banana e abacaxi, podem ser submetidos apenas à etapa de limpeza com o uso de água abundante, para remoção das sujeiras maiores. Já os alimentos consumidos inteiros (com casca e sem passar por nenhum tipo de cozimento), como maçã e alface, devem ser limpos com água e depois desinfetados.

"A água sanitária é um produto muito utilizado, que tem como princípio ativo o hipoclorito de sódio. Ela pode ser usada em alimentos desde que seja aprovada para essa finalidade", explica a coordenadora.

O importante é que a população siga fielmente as instruções dos rótulos, diluindo o produto adequadamente em água potável, deixando o tempo necessário de molho e enxaguando o alimento em água potável. Também não é necessário adicionar mais produto do que o rótulo orienta. "Além de correr o risco de intoxicação, o alimento não ficará mais seguro por isso", diz Ferreira.