Topo

Robô que inspirou 'Black Mirror' fiscalizará isolamento social em Singapura

Divulgação
Imagem: Divulgação

De Tilt, em São Paulo*

08/05/2020 12h17

Você se lembra dos cães-robôs que apareciam em Metalhead, episódio da quarta temporada de Black Mirror? Pois bem: algo bem semelhante a eles entrará em ação no combate à pandemia do novo coronavírus.

Em comunicado oficial divulgado hoje, o governo de Singapura anunciou que usará robôs caninos fabricados pela empresa Boston Dynamics para fiscalizar o isolamento social em vias públicas.

O robô de quatro patas, movimentado por controle remoto e feito pela Boston Dynamics, foi implantado pela primeira vez em um parque central nesta sexta-feira, como parte de um teste de duas semanas que pode se juntar a outros robôs que policiam os parques de Cingapura durante o confinamento em todo o país.

Caso encontre visitantes violando as medidas de isolamento, o robô executará uma mensagem pré-gravada lembrando a importância de permanecer em segurança. "Vamos manter Cingapura saudável", diz em inglês o robô amarelo e preto. "Para sua própria segurança e para os que estão ao seu redor, afaste-se pelo menos um metro. Obrigado", acrescentou, com uma voz feminina suave.

Apesar da educação, as violações das rígidas regras de quarentena de Cingapura podem resultar em pesadas multas e até prisão.

O aparelho ainda será equipado com câmeras para ajudar as autoridades a estimar o número de pessoas em áreas públicas. "Estas câmeras não serão capazes de monitorar e/ou reconhecer indivíduos específicos, e nenhum dado pessoal será coletado", assegurou o governo em nota.

O modelo do robô, conhecido como Spot, é o mesmo que inspirou os robôs do episódio, segundo revelou o criador da série, Charlie Brooker, em entrevista à Entertainment Weekly em 2017.

"(A ideia do robô veio) de assistir a vídeos da Boston Dynamics, mas cruzou - você já viu o filme 'Até o fim'? Eu queria fazer uma história em que quase não houvesse diálogo. E com esses vídeos, há algo muito assustador assistindo-os onde são derrubados, e eles parecem meio patéticos, mas aí eles lentamente conseguem se recuperar", explicou Brooker.

Segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, Cingapura já registrou 21.707 casos do novo coronavírus, com 1.712 pacientes recuperados e 20 óbitos decorrentes da covid-19.

* Com informações da Reuters