Topo

Barulho no céu: por que internautas estão falando disso nas redes sociais?

Paul Hanna/Reuters
Imagem: Paul Hanna/Reuters

Gabriel Francisco Ribeiro

De Tilt, em São Paulo

06/05/2020 15h16

Se você abriu as redes sociais nos últimos dias, deve ter se deparado com um monte de gente falando de um tal "barulho do céu". No Twitter, o termo novamente entrou nos trending topics nesta quarta-feira (6). Mas que raios seria isso?

O assunto faz menção a alguns supostos vídeos de pessoas dizendo ter ouvido barulhos estranhos no céu. O som, no caso, se pareceria com aviões ou ruídos de obras sem haver indício algum de ambos. Há quem ainda esteja associando à chuva de meteoros Eta Aquáridas que vai rolar nesta semana.

Em primeiro lugar, já é bom notar: não dá para garantir nenhuma autenticidade de nenhum dos vídeos citados por internautas. Da mesma forma é quase impossível achar as fontes primordiais dos supostos vídeos para entender onde isso começou. Por esse motivo você já pode começar a enxergar essa história toda com um pé atrás.

Fake news?

Ouvido por Tilt, o físico da USP (Universidade de São Paulo) Paulo Artaxo logo cravou que esses barulhos não fazem sentido e seriam "fake news de quem está preso em casa e quer fazer algo".

Supostas explicações para o barulho que circulam online envolveriam barulhos naturais da Terra, como movimentações de gases. Até a quarentena, com menos poluentes no ar, teria ajudado esses barulhos. Nada disso convence Artaxo.

"Não faz absolutamente nenhum sentido, não existem barulhos naturais da Terra. Menos poluentes devido à quarentena não têm nada a ver com isso porque a redução dos níveis de poluição do ar muda muito, mas muito levemente a composição do ar e só em áreas urbanas. Isso é invenção de quem não tem o que fazer", aponta.

De fato, esta não seria uma fake news original. Em 2012, vários vídeos de supostos barulhos oriundos do céu foram postados no YouTube e chegaram a ganhar relevância. Mas, todos tinham sido postados pelo mesmo canal, que editou imagens com um som de trombeta retirada de um filme. É o mais provável no caso brasileiro, também, para Artaxo.

Outras teorias sugerem mais um delírio coletivo, que pode funcionar bem no caso brasileiro. Funciona assim: uma pessoa diz que ouviu um barulho e, então, várias pessoas passam a acreditar ter ouvido o tal barulho. Quanto mais gente disser ter ouvido, mais pessoas passarão a replicar a informação.

Aí até barulhos cotidianos entrariam na paranoia popular —isso faz ainda mais sentido porque muitos estão falando "agora eu ouvi, parece um caminhão ou avião". Bom, pode ser um caminhão ou avião.

De qualquer forma, o tal barulho, a princípio, parece ser mais o tédio exacerbado dos brasileiros com o confinamento.

Realidade?

Há quem defenda a possibilidade de "barulhos oriundos do céu" serem algo real. Em rápida pesquisa online, é possível ver supostos relatos do tipo que ocorrem há décadas em várias localidades do mundo.

E, aí, entra uma expressão chamada "skyquake", ainda que não seja algo cravado cientificamente. É considerado uma teoria tão forte como "Óvnis". Mas, é complicado distinguir o fenômeno real das inúmeras notícias falsas sobre o tema.

Os "skyquakes" seriam mais comuns em áreas litorâneas e teriam origens humanas (como aviões supersônicos) ou científicas (meteoritos explodindo na atmosfera ou gases se deslocando embaixo da Terra por passagens pequenas de ar).

Existem até estudos sobre um barulho chamado de "Hum" que a população de várias partes do mundo diz ouvir. Entre as possibilidades do que isso poderia ser estão delírio coletivo (o que não é raro na humanidade) ou sons de baixa frequência produzidos nas grandes cidades —e que podem ter se exacerbado agora que a humanidade está mais "quieta".

Ah, a internet

É claro que a história toda virou muito mais motivo de zoeira do que realidade na internet - e por isso chegou aos assuntos mais comentados. Abaixo, dá para conferir alguns dos tuítes dos internautas sobre o que seria esse suposto barulho:

Alguns dizem ouvir algo sobre futebol

Outros já vão curtir festa surpresa com ETs

Sinais, fortes sinais

Existem barulhos mais assustadores, ok?

A grande dúvida de todos

Erro de digitação no apocalipse?

A galera já se preparou