Topo

Meteorito encontrado na Antártida indica que Marte já foi azul

Há 4 bilhões de anos, Marte pode ter sido coberto por água - Getty Images
Há 4 bilhões de anos, Marte pode ter sido coberto por água Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

05/05/2020 18h16

Um meteorito vindo de Marte encontrado na Antártida em 1984 possibilitou uma descoberta curiosa: o planeta vermelho pode ter sido azul há 4 bilhões de anos.

Os cientistas calculam que o objeto ALH 84001 se desprendeu da superfície marciana há 15 milhões de anos. As moléculas de nitrogênio presentes no meteorito sugerem que o planeta já foi coberto por água, o que lhe daria uma aparência muito diferente da atual.

"Os minerais de carbono geralmente precipitam dos lençóis freáticos. Por isso, essa descoberta indica um Marte molhado e rico em matéria orgânica, e que pode ter sido habitável e favorável ao início da vida. O começo de Marte pode ter sido similar à Terra", dizem os pesquisadores em comunicado publicado na revista Nature Communications.

A descoberta foi feita pelo Earth-Life Science Institute (ELSI) no Tokyo Institute of Technology em parceria com o Institute of Space and Astronautical Science na Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA).

Outra possibilidade sobre a origem das moléculas de nitrogênio é que elas tenham vindo de outro planeta, e chegaram a Marte em outro meteorito.

"No início da história do Sistema Solar, Marte provavelmente foi atingido por quantidades significativas de matéria orgânica, por exemplo de meteoritos, cometas e partículas de poeira ricos em carbono. Alguns deles podem ter se dissolvido na água salgada e ficado presos no carbono", explicam os cientistas.