Topo

Fotógrafo captura fotos mais detalhadas já registradas das crateras da Lua

A imagem é uma combinação de milhares de fotos - Andrew McCarthy
A imagem é uma combinação de milhares de fotos Imagem: Andrew McCarthy

De Tilt, em São Paulo

04/05/2020 17h29

O californiano Andrew McCarthy conseguiu um feito inédito na astrofotografia: produziu a imagem mais detalhada já feita das crateras na superfície lunar.

A foto, na verdade, é uma montagem: trata-se da combinação de milhares de fotografias do "terminador lunar", a linha onde o lado escuro e o lado iluminado da Lua se encontram. As imagens foram feitas ao longo de duas semanas, com o satélite em sua fase crescente.

"Faz tempo que não posto nada, em parte porque estive doente, e em parte porque fiquei trabalhando nesse projeto MONSTRO. Essa Lua pode parecer esquisita para você, e isso é porque trata-se de uma cena impossível. Com duas semanas de imagens da Lua crescente, recortei a parte da imagem que tem mais contraste (imediatamente antes do terminador lunar, onde as sombras são mais longas), alinhei e misturei todas para mostrar a textura rica por toda a superfície", explicou o fotógrafo no Instagram.

"Foi no mínimo exaustivo, principalmente porque a Lua não fica alinhada dia após dia, então cada imagem precisou ser mapeada sobre uma esfera 3D e ajustada para garantir que cada imagem ficasse alinhada. Talvez eu tente de novo com imagens da Lua minguante, dependendo da resposta."

A resposta dos seguidores foi positiva: "Isso é incrível, ótimo trabalho, cara! Dá para ver que você se dedicou muito", comentou um deles.