Topo

Quer ajudar? Prepare-se para o hackathon que busca soluções para a covid

bukharova/Getty Images/iStockphoto
Imagem: bukharova/Getty Images/iStockphoto

Ana Paula Palazi

Colaboração para Tilt

01/05/2020 15h34

No isolamento social, tem muita gente disponível e com tempo. Então, que tal reunir programadores, designers e outros profissionais relacionados ao desenvolvimento de aplicativos e tecnologias numa maratona de programação? É o que propõe o Hackcovid19, um hackathon científico que acontecerá pela internet entre os dias 15 e 17 de maio.

Organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o evento vai reunir participantes por 72 horas apresentar soluções inovadoras, rápidas e de baixo custo (apps, serviços, equipamentos etc.) que facilitem o trabalho dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia ou minimizem dificuldades do isolamento e da quarentena.

Os três vencedores terão o acompanhamento do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Ciência, Inovação, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC).

Segundo os organizadores, a ideia é "tentar ajudar a sociedade, neste momento de crise, com as ferramentas científicas que cientistas e tecnologistas conhecem e das quais dispõe, fazendo dessa iniciativa uma mobilização solidária da ciência e tecnologia a favor da vida".

Como funciona?

Numa maratona assim, existem três categorias de participantes. Os ativadores propõem os desafios que deverão ser concretizados da melhor forma pelos hackers. Para ajudar no desenvolvimento, tem ainda os mentores que orientam os participantes.

Devido às circunstâncias, o Hackcovid19 será inteiramente online. As equipes vão se comunicar apenas por programas de bate-papo ou videoconferência e vão contar com o conhecimento científico e infraestrutura dos organizadores —como supercomputadores, base de dados e internet.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade, com um email e acesso à internet pode se inscrever gratuitamente nas categorias de hacker ou ativador. As submissões de projetos para a maratona encerram-se às 23h59 do próximo dia 4 de maio.

As propostas devem seguir um roteiro estabelecido pela organização e precisam atender a seis critérios, que incluem: originalidade, viabilidade de construção e potencial de impacto na sociedade.

Entre as áreas de atuação estão: saúde, comunidade, populações vulneráveis, grupos de risco, empresas e comércio, educação, arte, cultura e entretenimento, meio ambiente e informação. No dia 7 de maio, a comissão avaliadora divulga a lista dos selecionados.

Para os hackers

As inscrições dos hackers abrem no dia 15 de maio às 0h15 da manhã no portal do evento. Não é necessário saber programar. Para participar é preciso ter uma conta registrada na plataforma internacional de gerenciamento de hackathons Devpost, que pode ser criada até antes do evento começar.

A partir da divulgação dos desafios, os hackers podem escolher em quais projetos vão trabalhar. A formação de equipes é permitida e já está aberta no mesmo portal de inscrição. Não há limite de membros de uma equipe, mas o recomendado pela comissão organizadora fica entre 4 e 6 pessoas.

Os projetos submetidos pelas equipes de hackers devem propor o desenvolvimento de uma tecnologia que vise resolver um desafio e deve se enquadrar nas categorias: design, protótipo ou simulação. O anúncio dos vencedores acontece até o dia 31 de maio. Mais informações podem ser acessadas no site: https://hackcovid-19.devpost.com/.