Topo

Astrônomos divulgam primeiro mapa detalhado da Lua

Projeções ortográficas do "Mapa Geológico Unificado da Lua"  - NASA/GSFC/USGS
Projeções ortográficas do "Mapa Geológico Unificado da Lua" Imagem: NASA/GSFC/USGS

De Tilt, em São Paulo

29/04/2020 17h31

Pela primeira vez, um mapa oficial detalhado da Lua foi divulgado. O trabalho foi realizado pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS) em colaboração com a Nasa e o Instituto Lunar e Planetário.

A superfície lunar foi completamente mapeada e uniformemente classificada pelos cientistas no "Mapa Geológico Unificado da Lua", divulgado há poucos dias, que servirá como referência para a ciência lunar e futuras missões humanas para o satélite natural.

Os cientistas usaram informações de seis mapas geológicos regionais das missões Apollo, atualizados com base em dados de recentes missões.

"As pessoas sempre foram fascinadas pela lua e sobre quando poderíamos voltar. Então, é maravilhoso ver o USGS criar um recurso que pode ajudar a Nasa no planejamento para futuras missões", disse o atual diretor do USGS e ex-astronauta da Nasa Jim Reilly em comunicado.

Com a fusão dos dados novos e antigos, os pesquisadores também desenvolveram uma descrição unificada das camadas de rochas da lua.

"Este mapa é o culminar de um projeto de décadas. Ele fornece informações vitais para novos estudos científicos, conectando a exploração de locais específicos na Lua com o resto da superfície lunar", disse Corey Fortezzo, geólogo e principal autor da pesquisa.

O "Mapa Geológico Unificado da Lua" é de domínio público e está disponível no site do projeto.