Topo

Uso obrigatório faz tutoriais de máscaras caseiras bombarem no YouTube

Cena do vídeo do YouTube "Máscara de proteção fácil de fazer" - Reprodução/YouTube laços Cátia Fragnani
Cena do vídeo do YouTube "Máscara de proteção fácil de fazer" Imagem: Reprodução/YouTube laços Cátia Fragnani

Vinícius de Oliveira

Colaboração para Tilt

28/04/2020 14h16

Sem tempo, irmão

  • Alguns estados e municípios tornaram obrigatório uso de máscaras em espaço público
  • Com a falta do produto nas farmácias, brasileiros estão produzindo máscaras caseiras
  • Vídeos de como produzir o item registraram mais de 30 milhões de visualizações
  • Pico nas buscas pelo termo "máscara de proteção" no YouTube foi no último dia 6 de abril

devido a pandemia do novo coronavírus, diversos estados e municípios —como Rio de Janeiro e Distrito Federal— tornaram obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos nos últimos dias. Com a falta do produto no mercado, muitos brasileiros têm buscado na internet tutoriais de como fazer o item em casa.

De acordo com um levantamento feito pelo YouTube Brasil, desde o dia 15 de março os vídeos sobre o assunto registraram mais de 30 milhões de visualizações. Em abril, buscas de vídeos relacionados ao termo "máscara de proteção" receberam exponencialmente mais acessos em comparação aos três meses anteriores, atingindo o pico no último dia 6.

Por isso, muitos youtubers têm aproveitado para compartilhar seus conhecimentos nos canais, como Cátia Fragnani, que fez o vídeo "Máscara de proteção fácil de fazer" e já atingiu mais de 3,2 milhões de visualizações. Outro sucesso na plataforma é o passo a passo de Lu Lampert, que mostra como produzir o item de proteção sem a necessidade de uma máquina de costura, com 2,5 milhões de visualizações.

Vale lembrar que o uso de máscaras de proteção é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que, para garantir sua eficiência, é preciso usar uma combinação de tecidos com duas ou mais camadas, filtrando assim até 99% das gotículas emitidas quando uma pessoa tosse, espirra ou fala.