Topo

Pirataria virtual sobe entre 35% e 66% em vários países durante quarentena

Imagem para ilustrar pirataria digital - Tecla de enter do computador - Getty Images/iStockphoto
Imagem para ilustrar pirataria digital - Tecla de enter do computador Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Tilt, em São Paulo

27/04/2020 08h17

Sem tempo, irmão

  • Pesquisa apontou crescimento de tráfego em sites de pirataria em março
  • Aumento vai de 35% (na Alemanha) a 66% (na Itália)
  • Sites de pirataria cinematográfica viram aumento maior que os de pirataria televisiva

Os sites de streaming e download ilegal de filmes e séries viram um aumento de acessos tanto nos EUA quanto em grandes países da Europa durante o mês de março, em que boa parte da população permaneceu em casa como medida de contenção da pandemia do coronavírus.

Segundo estudo da firma Muso, repercutido pelo The Hollywood Reporter, estes sites viram um aumento de 41,4% de tráfego nos EUA, 42,5% no Reino Unido, 66% na Itália, 50,4% na Espanha e 35,5% na Alemanha.

Um dado curioso é que o crescimento da pirataria se deu principalmente em sites especializados em filmes, ao invés de séries de TV. Nos EUA, por exemplo, sites especializados em pirataria de TV viram um aumento de 8,7% nas visitas, contra os 41,4% dos endereços especializados em cinema.

O crescimento ainda foi acompanhado pelos serviços de streaming legais. A Netflix, por exemplo, publicou números recentemente indicando que havia conseguido 15,8 milhões de novos assinantes no primeiro quarto de 2020, um crescimento recorde para a empresa.

A empresa que fez o levantamento costuma acompanhar as atividades em sites de pirataria virtual durante o ano, e indicou que o crescimento é "sem precedentes". "Enquanto mais países são colocados em isolamento, a demanda por conteúdo de pirataria vai continuar crescendo", avisou o relatório.