Topo

Tá difícil se concentrar? Veja apps para ajudar a focar no trabalho remoto

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Laura Martins

Colaboração para Tilt

26/04/2020 04h00

Muitas pessoas estão experimentando pela primeira vez o trabalho dentro de casa. Com o distanciamento social imposto pelo novo coronavírus, um dos desafios está sendo como se manter produtivo com tantas distrações no lar.

Se o celular ou até barulhos exteriores podem atrapalhar a sua concentração, fizemos uma lista com seis aplicativos para manter a concentração. Tem app com ruídos brancos, com criadouro de "árvores do foco" e organizador de notificações, entre outros.

Aproveite e dê também uma olhadinha em nossa lista sobre trabalhos em grupo e como organizá-los.

Baixe Estes Apps - Foco no home office - Forest - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Forest

O propósito do Forest é bastante simples: te ajudar a ficar longe do celular por um tempo. Ao acioná-lo, uma árvore começa a crescer, mas se fechar o aplicativo antes do tempo, ela morre.

O aplicativo é bem bonito e tem funções fofas mas não necessariamente úteis, como trocar o tipo de árvore que está crescendo e juntar moedas virtuais para ter acesso a mais espécies de plantas. Além disso, o usuário escolhe quanto tempo quer ficar longe do celular (de dez a 120 minutos).

O aplicativo ainda deixa o celular com barulho de floresta e faz anotações sobre o porquê de o foco ser necessário. O objetivo é que o usuário consiga fazer uma floresta enquanto deixa o celular de lado.

Baixe Estes Apps - Foco no home office - Daywise - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Daywise

O Daywise é um aplicativo que "organiza" todas as notificações do celular e as entrega em um horário conveniente ao usuário. Dessa maneira, o celular para de enviar estímulos de diferentes aplicativos a todo o momento.

O aplicativo mapeia os demais apps e os classifica entre Instant (que devem ter as notificações mostradas assim que recebidas) ou Batched (você só receberá as atualizações nos horários programados). Claro que o usuário pode reprogramar essa configuração manualmente.

Um bom ponto é a possibilidade de colocar pessoas como "vips". Nesse caso, qualquer mensagem ou ligação enviada pelos contatos escolhidos será entregue no mesmo momento ao usuário. Os únicos pontos negativos são o aplicativo só estar disponível em inglês e para Android.

Baixe Estes Apps - Foco no home office - RescueTime - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

RescueTime

Um pouco mais robusto, o aplicativo possui algumas funções para ajudar na produtividade. O primeiro deles é mapear quanto tempo o usuário gasta em cada aplicativo do celular por dia. Ele também tem um cronômetro do tempo offline. Ao desligá-lo, você pode dizer quão produtivo foi esse tempo —desde muito distraído até muito produtivo.

O RescueTime tem, ainda, a opção de Não Perturbe, que bloqueia certos tipos de notificações. É possível configurar silêncio total; somente alarmes e algumas mídias; ou contatos prioritários e mídias. Sua desvantagem, assim como o Daywise, é estar disponível somente em inglês.

Baixe Estes Apps - Foco no home office - Toggl - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Toggl

O Toggl é basicamente um cronômetro de horas/projetos trabalhados. Basta o usuário iniciar uma nova tarefa para contar quanto tempo ela demora para ser concluída (o próprio usuário para essa contagem). Para facilitar o uso, é possível criar Projetos fixos (com o uso de @) e tags (#) para encontrar o que deseja.

O aplicativo entrega relatórios de horas trabalhadas e coloca o que acredita ser faturável ou não. Há um calendário que mostra em que momento cada projeto foi feito e quanto tempo durou, além de ser é possível conectar outros calendários (como o do Google) para ter a visão completa dos seus compromissos.

Baixe Estes Apps - Foco no home office - Ruído Branco - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Ruído Branco

O Ruído Branco é perfeito para quem precisa de sons específicos para se concentrar melhor. O usuário pode usar um ou mais tipos de sons combinados como Chuva, Chuva na janela, Carro, Trovões, Vento, Floresta, Riacho, Folhas, Fogo, Oceano, Trem, Noite, Café, Ruído Branco, Ruído Marrom e Ventilador.

Você se concentra melhor com barulho de Floresta com Trovões e Vento? Basta clicar nas três opções e escolher o volume de cada um deles. O aplicativo tem algumas combinações já prontas, como Dirigindo na Chuva e Acampamento à beira-mar. O usuário tem a possibilidade colocar um timer para que os ruídos acabem.

  • Gratuito (com opção paga sem anúncios)
  • Disponível para Android

Baixe Estes Apps - Foco no home office - Fabulous - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Fabulous

Nossa última dica é, na verdade, de um aplicativo que ajuda a mudar hábitos em diversos âmbitos, inclusive no trabalho. Para isso, ele faz diversas perguntas, como o horário em que você acorda, se dorme bem, se preocupa-se em exercitar-se e meditar e em quanto tempo quer ver o seu progresso.

Em seguida, ele demonstra quais serão os pontos trabalhados e o primeiro desafio. No meu caso, foi beber água ao acordar durante três dias seguidos. O mais legal é que você pode ver o porquê do desafio proposto e somente depois aceitá-lo. Conforme o usuário agrega novos hábitos, o app revela mais informações sobre essas mudanças.

  • Gratuito (com opção paga)
  • Disponível para iOS e Android