PUBLICIDADE
Topo

Da telinha para a telona: como fazer para ver lives de artistas pela TV

Live de Jorge e Mateus foi um dos recordes de audiência - Reprodução
Live de Jorge e Mateus foi um dos recordes de audiência Imagem: Reprodução

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

25/04/2020 04h00Atualizada em 25/04/2020 10h20

Para entreter o pessoal que está em isolamento e manter algum contato com o público, diversos artistas têm feito shows ao vivo tanto nas redes sociais quanto em canais de TV durante a pandemia de coronavírus.

Boa parte das lives é realizada em plataformas digitais como Instagram, Facebook e YouTube. Mas, assistir ao show em uma tela pequena pode ser desconfortável. A tela maior da televisão ajuda a compartilhar esse momento com quem mora com você.

Confira abaixo como assistir a essas transmissões em sua TV.

Smart TV

Se você possui uma smart TV, há duas formas de exibir a transmissão.

  1. Você pode acessar a plataforma desejada pela própria TV, seja pelo app instalado no aparelho --no caso do YouTube --ou pela web --no caso do Instagram e do Facebook--, e entrar na live do momento. Consulte o manual de sua smart TV para descobrir como entrar na área de apps.
  2. A outra forma é pelo emparelhamento do smartphone com a TV. Mas, isso só é possível com o YouTube e é preciso que ambos os aparelhos estejam conectados à mesma rede wi-fi.
    Você precisa entrar na live desejada pelo celular:
    live pela tv gif1
    Imagem: Reprodução

    E tocar no ícone de transmissão --retângulo com sinal de wi-fi-- no canto superior direito.
    live pela tv gif2
    Imagem: Reprodução

    Feito isso, você pode usar o smartphone normalmente. Você consegue fazer esse emparelhamento pelo PC também.
    live pela tv gif3
    Imagem: Reprodução

    Basta acessar a live desejada do YouTube, clicar nos três pontinhos no canto superior direito da tela --ao lado da barra de digitação--, clicar em "Transmitir" e escolher a sua smart TV.

Chromecast

O acessório do Google permite a transmissão do smartphone para a TV, que não seja uma smart TV. Ele necessita de uma conexão com internet, entrada HDMI no aparelho televisivo e uma tomada.

Feito a conexão entre os aparelhos e baixado o app Google Home no celular, você precisa ligar o wi-fi do seu smartphone, procurar o dispositivo dentro do app e fazer algumas configurações. Então você só precisa entrar na live desejada e pronto. Dessa forma, você só consegue acessar o YouTube.

Você pode fazer a conexão pelo PC também, acessando as versões web do Instagram e do Facebook.

Basta acessar a live desejada —de qualquer plataforma— clicar nos três pontinhos no canto superior direito da tela —ao lado da barra de digitação—, clicar em "Transmitir" e escolher o Chromecast.

Emparelhamento de tela

Sua TV possui entrada HDMI e você tem o cabo? Basta conectar seu notebook a uma entrada HDMI livre atrás da TV, mudar para o canal correspondente —por exemplo, se foi na entrada HDMI 2, mude para o canal HDMI 22— e pronto. O que estiver na tela do PC será mostrado na televisão.

Nessa opção você consegue assistir as lives de qualquer plataforma, seja do YouTube, do Facebook ou do Instagram.

Videogame

Tem um PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 ou Xbox One? Como eles têm acesso à internet, você consegue acessar as lives do YouTube. Basta fazer o download do app e entrar no show desejado.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Errata: o texto foi atualizado
O Chromecast funciona via wi-fi, não Bluetooth. O texto já foi corrigido.