PUBLICIDADE
Topo

Vigilância? Entenda como celulares são capazes de contar seus passos

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt

23/04/2020 04h00

Não importa se você usa apenas o seu celular ou é adepto de pulseiras ou relógios inteligentes: todos esses gadgets, mesmo os que não têm uma pegada "fitness", são capazes de contar os seus passos.

Como eles fazem isso? Parece algo complexo, mas, na verdade, eles usam um pequeno dispositivo interno e uma dose de inteligência artificial.

Tec por trás do contador de passos no celular
Imagem: Guilherme Zamarioli/UOL

Enquanto os primeiros pedômetros usavam um sistema analógico com uma bola ou um pêndulo, nos aparelhos modernos o segredo está na mesma peça usada para determinar se a imagem do seu celular aparecerá na vertical ou na horizontal: o acelerômetro.

Trata-se de um dispositivo capaz de medir a aceleração, que nada mais é do que a taxa de mudança de velocidade de um objeto. Geralmente os celulares modernos são equipados com um dispositivo do tipo, capaz de detectar movimentações em três eixos.

Sozinhos, os acelerômetros não seriam capazes de detectar passos. Ele detectaria o início do movimento, de caminhada, mas nada mais poderia fazer se a pessoa mantivesse uma velocidade constante.

Mas quando caminhamos, balançamos o corpo em um ritmo relativamente constante e esse balançar é captado pelo acelerômetro. O "pulo do gato", portanto, é usar um algoritmo que interprete esse ritmo de balanço do corpo como cada passo. E é justamente isso que um contador de passos faz.

Contadores de passos são precisos?

Mais ou menos. É possível calibrar o algoritmo que interpreta os dados para desconsiderar "falsos positivos" e, com isso, deixar a leitura mais precisa. Ainda assim, esses aparelhos geralmente têm uma margem de erro em suas medições de cerca de 10%.

O tamanho e o peso da pessoa influenciam as medições?

Há sim a chance da estatura e o peso das pessoas interferirem na medição, uma vez que a mecânica do movimento dos passos acaba variando em função dessas características. Mas, aparelhos modernos tendem a compensar esse tipo de variação.

O GPS é usado para contar os passos?

Não. O GPS do seu celular ou gadget tem como função determinar a localização, a trajetória e a distância percorrida, mas não se você está caminhando ou não. Há, contudo, a possibilidade de cruzar dados obtidos pelo GPS com os do acelerômetro para estipular as calorias gastas durante uma caminhada, por exemplo.

Fontes:

Sérgio Ribeiro Augusto, coordenador do curso de Engenharia Eletrônica do Instituto Mauá de Tecnologia
Renato Giacomini, coordenador do departamento de Engenharia Elétrica da FEI.