Topo

YouTube vai remover vídeos contra as medidas da OMS, diz CEO da plataforma

Logotipo do YouTube - Getty Images
Logotipo do YouTube Imagem: Getty Images

De TILT, em São Paulo

23/04/2020 10h44

Susan Wojcicki, CEO do YouTube, disse que a plataforma de vídeo removerá todos os conteúdos que contradizem as medidas indicadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) no combate ao coronavírus.

Em entrevista à CNN, a CEO disse que a plataforma removerá "informações problemáticas" e "qualquer coisa que não tenha fundamento médico".

Como um exemplo da medida, Wojcicki falou sobre conteúdos que afirmavam que vitamina C seria capaz de curar pessoas com covid-19. Esse tipo de material passaria a ser considerado "uma violação de nossa [do YouTube] política", segundo a CEO e seria removido.

"Qualquer coisa que contrarie as recomendações da OMS seria uma violação de nossa política e, portanto, remover [os conteúdos inadequados pelas regras da plataforma] é outra parte realmente importante para a nossa política", disse.

Apesar da fala de Wajcicki, ela não entrou em mais detalhes sobre como funcionarão as regras e como a plataforma está analisando os conteúdos que possam contradizer as indicações da OMS.

Em março, o YouTube informou que não iria monetizar vídeos sobre o coronavírus, mas, uma semana depois, reverteu a decisão após as reações negativas dos criadores de conteúdo da plataforma. Segundo a imprensa norte-americana, o Facebook passou a remover postagens que divulgam protestos contra a quarentena no país.