Topo

Nasa e SpaceX vão lançar humanos ao espaço pela 1ª vez em quase uma década

Teste da Crew Dragon, nave da SpaceX - SpaceX/Divulgação
Teste da Crew Dragon, nave da SpaceX Imagem: SpaceX/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 14h07

Sem tempo, irmão

  • Em 27/05 a Nasa e a SpaceX lançarão a Dragon Crew ao espaço
  • Será primeiro voo espacial tripulado saindo dos EUA desde 2011
  • Astronautas Doug Hurley e Bob Behnken vão para a Estação Espacial Internacional

No próximo dia 27 de maio, a Nasa e a SpaceX vão fazer o primeiro lançamento de uma nave espacial tripulada por humanos em solo norte-americano desde 2011. Os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken vão partir nesta data para uma missão na Estação Espacial Internacional, segundo informa a CNN.

Nos últimos nove anos, os astronautas americanos dependeram de lançamentos russos para ir até a Estação, já que a agência espacial norte-americana fechou definitivamente o seu programa de espaçonaves.

Hurley e Behnken serão lançados ao espaço a bordo da Crew Dragon, nave produzida pela SpaceX de Elon Musk. A empresa bateu a Boeing em uma comissão da própria Nasa para construir uma nova geração de veículos capazes de levar homens ao espaço a partir dos EUA.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, no entanto, a Nasa não permitirá que membros do público cheguem perto do local do lançamento, o Kennedy Space Center, na Flórida. Esta é uma tradição da agência desde pelo menos 1961, quando Alan Shepard foi o primeiro norte-americano a chegar ao espaço.

Desta vez, apenas um número limitado de repórteres poderá acompanhar o lançamento. A Nasa suspendeu a maioria de suas atividades por causa da pandemia, mas manteve a equipe responsável por administrar assuntos relacionados à Estação Especial Internacional na ativa.