Objeto interestelar 'Oumuamua na verdade é asteroide, não cometa

O formato de charuto dasteroide "Oumuamua intriga cientistas - ESO/M. Kornmesser
O formato de charuto dasteroide 'Oumuamua intriga cientistas Imagem: ESO/M. Kornmesser

Luiza Missi

De Tilt, em São Paulo

13/04/2020 16h36

Quase três anos após o misterioso objeto interestelar 'Oumuamua atravessar o nosso sistema solar, sua origem segue intrigando cientistas.

A princípio, ele foi considerado um asteroide por não ter uma cauda. Depois, a classificação passou para cometa, por conta de sua aceleração e trajetória incomuns para asteroides.

Agora, um estudo publicado na revista acadêmica Nature Astronomy sugere que 'Oumuamua é um "asteroide ativo". A principal evidência para essa classificação é a ausência da camada de gás que cobre os cometas conforme sua temperatura aumenta.

De acordo com Yun Zhang, do Observatório da Costa Azul (França), a maior parte das substâncias voláteis na superfície do asteroide evaporaram com o calor da estrela ao redor da qual 'Oumuamua se formou.

No entanto, o novo estudo apresenta a possibilidade de o objeto ter preservado um resquício de gelo abaixo de sua superfície. O aquecimento desse depósito de água pelo nosso Sol — muito mais quente do que a estrela original — explicaria a aceleração peculiar.

A pesquisa foi liderada por Zhang e por Doug Lin, do Observatório Lick (Universidade da Califórnia, EUA). As simulações feitas pelos astrônomos sugerem que o objeto interestelar teria se desprendido de um cometa ou planeta de massa bem maior que a da Terra.

Essa origem explica diversas particularidades do objeto interestelar — por exemplo, seu formato alongado como se fosse um charuto.

Quando foi descoberto, o asteroide de 400 metros de comprimento de superfície avermelhada intrigou a comunidade científica. Teorias de que ele seria um objeto enviado por uma civilização alienígena surgiram e foi assim que ele recebeu seu nome: em havaiano, 'Oumuamua significa "mensageiro de muito longe que chega primeiro".