Topo

Não identificou a música na TV? Tem app que faz isso para você; conheça

Ilustração fria Tilt: Fone de ouvido - Arte UOL
Ilustração fria Tilt: Fone de ouvido Imagem: Arte UOL

Laura Martins

Colaboração para Tilt

12/04/2020 04h00

Quantas vezes você já escutou uma música e ficou curioso para saber de quem era ou o nome dela? Ou até quis procurar uma letra de uma canção e teve um trabalhão para isso?

Esses problemas são coisa do passado, já que Tilt chegou para te ajudar e listou cinco aplicativos para você que não quer ficar desatualizado nunca mais! Confira:

WhoSampled

WhoSampled - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Aplicativo para descobrir o "DNA" das músicas que ouvimos. Ou seja, qual parte das músicas são sampleadas (termo usado para a reutilização de uma parte de uma gravação de som em outra gravação), muito comum em gêneros como hip hop, remixes, dance e muitas outros.

O mais interessante do aplicativo é que basta digitar o nome de qualquer canção que as partes sampleadas dela são identificadas, assim como a quantidade de samples diferentes usados nela. Além disso, o app ainda mostra a música original, apontando os momentos exatos em que o sample acontece.

Por outro lado, os únicos recursos que podem ser usados gratuitamente são a busca e os top charts. Pagando pelo app, existem diversas ferramentas, como reconhecer a música que está tocando com indicação dos samples, reconhecer faixas da sua própria biblioteca, ver o histórico de buscas e favoritar músicas.

  • Gratuito (com versão paga)
  • Disponível para iOS e Android

Shazam

Shazam - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um dos mais populares para quem quer descobrir qual a música ou artista de algo que está tocando, o Shazam funciona de maneira simples: basta entrar no app, clicar no botão para o celular escutar a música e, assim que ela for reconhecida, o nome aparece na tela.

Após a identificação da música, ao arrastar para o lado há várias opções: letra em tempo real, vídeos, artista (com as músicas mais populares), fora a indicação de músicas e artistas relacionados.

O aplicativo é integrado à Siri para quem tem iPhone, pois foi comprado pela Apple. Ou seja, ao perguntar à assistente de voz que música está tocando, ela utiliza o Shazam para responder ao usuário.

SoundHound

SoundHound - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma alternativa para quem não gosta tanto do Shazam. Parte do mesmo princípio: um clique e o app reconhece a música. Ele também mantém o histórico de pesquisa e dá acesso às letras das músicas em tempo real após o reconhecimento.

Além disso, ele disponibiliza link direto para ouvir tal música no Spotify ou YouTube, lista as músicas mais populares do artista reconhecido e tem opção de compartilhar, favoritar e até comprar (tanto single quanto o álbum) — dependendo da disponibilidade e localização de busca.

Tem um porém: ele não funciona tão bem com músicas instrumentais e o acervo nacional não é tão completo (um artista muito recente ou bem desconhecido muitas vezes não é reconhecido).

Musixmatch

Musixmatch - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Esse é um aplicativo sincronizado com apps tocadores de música, como Spotify, Deezer e YouTube. Para isso, é necessário fazer um cadastro, aceitar algumas configurações do celular e fazer login no aplicativo que você deseja sincronizar.

Ao dar play na música, um pop-up abre automaticamente com a letra e sua tradução para português. É possível escolher entre a exibição expandida e compacta (mas não tão compacta assim, atrapalhando um pouco a visualização de outras telas no celular) e também mudar a cor da exibição.

Na versão gratuita, anúncios são exibidos antes de começar a letra, mas não é tão incômodo assim. É possível revisar a letra da música, compartilhar, salvar no aplicativo, entre outras funções.

  • Gratuito (com versão paga)
  • Disponível para iOS e Android

Genius

Genius - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Assim como o Musixmatch, o Genius é usado para exibir a letra de músicas, mas ele ainda tem a funcionalidade de escutar e descobrir qual é a canção tocando e o artista responsável por ela. Ele também permite buscar por nome de artista e faixa para saber as letras, tem conteúdo em texto e vídeo sobre o mundo da música e histórico de buscas.

Com o Genius não é possível fazer a sincronização que o Musixmatch permite, mas ele bastante interessante para quem quer ter acesso a curiosidades gerais e até bastidores do universo da música.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS